Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco recebeu no final da manhã desta sexta-feira na Sala Clementina, cerca de 180 artistas e organizadores do “Concerto de Natal no Vaticano”, a ser realizado na Sala Paulo VI na noite deste sábado, 16 de dezembro.
Os fundos recolhidos com a venda de ingressos serão destinados à dois projetos educativos envolvendo crianças e jovens na República Democrática do Congo e na Argentina.
O empenho dos organizadores e aqueles que assistirão ao concerto – disse Francisco agradecido – é uma demonstração de “sensibilidade às necessidades” daqueles que mais precisam de ajuda e solidariedade, acrescentando:
“O Natal é uma festa sentida, participada, capaz de aquecer os corações mais frios, de remover as barreiras da indiferença em relação ao próximo, de encorajar à abertura ao outro e ao dom gratuito. Porque também hoje há a necessidade de difundir a mensagem de paz e de fraternidade precisamente no Natal; existe a necessidade de representar este acontecimento exprimindo os sentimentos autênticos que o animam”.
E a arte – enfatizou o Papa –“é um formidável meio para abrir as portas da mente e do coração ao verdadeiro significado do Natal”.
A criatividade e a genialidade dos artistas com as suas obras, também com a música e o canto – completou o Papa – “conseguem chegar aos registros mais íntimos da consciência”.
Ao concluir concedendo a sua bênção, Francisco fez votos de que o Concerto de Natal no Vaticano “possa ser uma ocasião para semear a ternura, a paz e a acolhida, que brotam da gruta de Belém”.
Fonte: Rádio Vaticanno