O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, confirmou nesta quarta-feira, dia 22 de abril, que o Papa Francisco passará por Cuba antes de visitar os Estados Unidos no próximo mês de setembro.
“Posso confirmar que o Santo Padre, tendo recebido e aceite o convite por parte das autoridades civis e dos bispos de Cuba, decidiu efetuar uma etapa nesta Ilha, antes de chegar aos Estados Unidos na viagem anunciada há algum tempo”, ressalta o Padre Lombardi na sua nota à imprensa.
Durante a visita aos Estados Unidos o Papa Francisco vai encontrar-se com o Presidente Barack Obama no dia 23 de setembro. O ponto alto da viagem do Santo Padre aos Estados Unidos será o 7º Encontro Mundial das Famílias que se realizará em Filadélfia, de 22 a 27 de setembro. Durante a sua estada no país, o Santo Padre visitará a sede da ONU, em Nova Iorque, e discursará no Congresso norte-americano. O Papa Francisco será o quarto pontífice a visitar os Estados Unidos, depois de Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI.
Em dezembro passado, o Papa “manifestou a sua mais viva satisfação pela histórica decisão dos Governos dos Estados Unidos e de Cuba de restabelecerem relações diplomáticas, com o fim de superar, no interesse dos respetivos cidadãos, as dificuldades que marcaram a sua história recente”.
Segundo o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o Vaticano e o próprio Papa Francisco intervieram diretamente neste processo, pedindo às duas partes que restabelecessem o diálogo e promovessem mudanças.
Também o Presidente cubano ressaltou recentemente em Havana o seu reconhecimento pelo envolvimento do Papa e da Santa Sé nesta questão. Raúl Castro agradece o apoio do Vaticano e do Papa Francisco “por terem contribuído para melhorar as relações entre Cuba e os Estados Unidos”.