Os mexicanos aguardam ansiosamente a visita que o Papa Francisco fará ao país no próximo mês. Na viagem que acontece juntamente com o Ano da Misericórdia, a CEM (Conferência Episcopal Mexicana) ressaltou que o Papa Francisco chega como “missionário da misericórdia e da paz”.
O Papa embarcará para o México, segundo país mais católico da América Latina, no dia 12 de fevereiro e celebrará sua primeira missa na tarde do dia 13, na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. De acordo com a Conferência Episcopal, Francisco “colocará nas mãos da Virgem o Jubileu da Misericórdia”.
Imagem da Virgem de Guadalupe
No mesmo dia, está prevista a visita do Papa à capela em que guarda a imagem milagrosa da Virgem de Guadalupe, estampada milagrosamente na tilma (tecido indígena) do índio Juan Diego. Desde o século 16, peregrinos de todo o território mexicano e de várias partes do mundo se dirigem ao local para venerar a imagem.
“No México, essa veneração teve uma expressão especial à Santa Maria de Guadalupe, cuja aparição ocorreu na colina de Tepeyac em 1531 e tem sido fundamental na evangelização de toda América”, destacaram os bispos no comunicado.
Percurso no papamóvel
Segundo a CEM, muitos mexicanos terão a oportunidade de ver e receber a benção do Papa Francisco, já que ele percorrerá aproximadamente 30 quilômetros no papamóvel – no trajeto entre a residência na Nunciatura Apostólica e a Basílica. “Coloquemos nas mãos da Mãe de Guadalupe os preparativos que estamos realizando para receber em nosso México o Mensageiro da misericórdia e da paz: o Papa Francisco.”
Essa será a sétima visita de um papa ao México: João Paulo II esteve no país em 1978, 1990, 1993, 1999 e 2002, já Bento 16 em 2012.
Fonte: Rádio Vaticano