Para cada geração, a Igreja é forçada a enfrentar um mal específico e a promover a paz em todo o mundo. Isto era verdade no século XIX e continua a ser verdade até hoje. O Papa Leão XIII encontrou vários males durante a última metade do século XIX e sentiu-se obrigado a combatê-los com armas espirituais.
Ele acreditava que o Santo Rosário se destacava como uma arma excepcionalmente poderosa.
Reze o Santo Rosário
Em 1º de setembro de 1883, o Papa Leão XIII promulgou a encíclica Supremi Apostolatus Officio . Nele explicava como o Rosário sempre foi uma ajuda suprema da Igreja e que desejava que toda a Igreja recorresse novamente a ele:
“Desejamos que esta mesma devoção seja oferecida por todo o mundo católico com o maior fervor à Santíssima Virgem, para que por sua intercessão o seu Divino Filho seja apaziguado e amenizado nos males que nos afligem. Veneráveis Irmãos, que vos enviem estas cartas para que, informados dos Nossos desígnios, a vossa autoridade e zelo possam estimular a piedade do vosso povo a conformar-se com eles.”
Ele explica em sua encíclica que São Domingos usou o Rosário como meio de combater o mal em sua época:
“Aquele grande santo, de fato, divinamente iluminado, percebeu que nenhum remédio seria melhor adaptado aos males do seu tempo do que o retorno dos homens a Cristo, que ‘é o caminho, a verdade e a vida’, através da meditação frequente de a salvação que para nós foi obtida por Ele, e que busquem a intercessão diante de Deus daquela Virgem, a quem é dado destruir todas as heresias.
Pela paz do mundo
Leão XIII escreveu abaixo como o Rosário deveria ser usado novamente quando a Igreja estivesse em necessidade:
Nós, que procuramos um remédio para males semelhantes, não duvidamos, portanto, que a oração introduzida por aquele homem abençoado e com tantos benefícios para o mundo católico, terá o maior efeito para remover também as calamidades dos nossos tempos.
No nosso tempo, o Papa Francisco tem tido uma mentalidade semelhante, convidando frequentemente o mundo a rezar o Rosário pela paz.
O Rosário não é em si uma fórmula mágica, mas quando rezado com fé, abre o coração de todos nós e pode preparar o mundo para receber uma mensagem de paz.
Isto é o que Padre Pio disse sobre o Rosário:
