Papa Francisco faz visita pastoral à Turquia

    A busca pelo diálogo e ecumenismo está na agenda do papa Francisco, que embarcou na manhã de hoje, 28 de novembro, para a Turquia. Essa é a sexta viagem apostólica internacional do papa. Francisco é o quarto papa a visitar o país. Antes dele, estiveram no solo turco Bento XVI, em 2006; João Paulo II, em 1979; e Paulo VI, em 1967.

    Ao chegar em Ancara, Francisco inicia a visita no Mausoléu de Atatürk, fundador da República da Turquia. Em seguida, será acolhido em cerimônia de boas-vindas no Palácio Presidencial, pelo presidente Tayyip Erdogan.

    Hoje, o papa irá se reunir com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, e com o presidente do Diyanet, o departamento para os Assuntos Religiosos, professor Mehmet Gormez. Trata-se da mais alta autoridade religiosa islâmica sunita na Turquia. Apesar de 98% da população ser muçulmana, a Turquia é um Estado laico.

    No sábado, Francisco deixa Ancara rumo a Istambul, para visitar o Museu de Santa Sofia, a Mesquita Azul e celebrar missa na catedral do Espírito Santo.

    O momento esperado da viagem é o encontro do papa com o patriarca Bartolomeu. Este será em reencontro entre os líderes religiosos. Eles estiveram juntos em maio de 2013, em Jerusalém, por ocasião dos 50 anos do encontro entre o papa Paulo VI e Atenágoras.

    O papa Francisco tem insistido na necessidade do diálogo pela paz entre as religiões, sobretudo diante das perseguições contra os cristãos.

    No domingo, em Istambul, o papa irá saudar cerca de cem iraquianos e sírios, que fugiram da guerra ou que foram expulsos de suas casas. Francisco também receberá alguns alunos do Oratório Salesiano.

     

    Fonte: CNBB