Papa Francisco aos artistas e pessoas da cultura: vossa arte seja anúncio de um mundo novo

Ocorre até amanhã, 18, no Vaticano, o Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, na programação dos grandes eventos do Jubileu 2025. Cerca de 10 mil pessoas, de mais de 100 países, participam das atividades realizadas desde o dia 15. Ontem, na basílica de São Pedro, foi celebrada a missa central da peregrinação, presidida pelo prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, cardeal José Tolentino de Mendonça.  

O Papa Francisco, internado desde a última sexta-feira, enviou a homilia para ser lida e convidou os agentes do mundo da cultura a serem instrumento para que transformem sempre a dor em esperança e todas as realidades de sofrimentos humanos na perspectiva de fazer com que Cristo, a beleza infinita de Deus, possa ser sempre semeada neste mundo. 

Meditando a passagem das bem-aventuranças proclamada na liturgia deste sexto domingo do Tempo Comum, o Papa afirmou que as palavras de Jesus, chamando os pobres, os que têm fome e os que choram de felizes, “contradizem a lógica do mundo e convidam-nos a olhar a realidade com olhos novos, com o olhar de Deus, que vê para além das aparências e reconhece a beleza, até mesmo na fragilidade e no sofrimento”. 

Por outro lado, aos ricos, os que estão fartos e os que riem, Jesus diz “ai de vós”. “O contraste entre ‘felizes vós’ e ‘ai de vós’ recorda-nos a importância de discernir onde colocamos a nossa segurança”. 

Dirigindo-se aos artistas e ao mundo da cultura, o pontífice os convidou a serem “testemunhas da visão revolucionária das Bem-Aventuranças”.  

“A vossa missão não se limita a criar beleza, mas a revelar a verdade, a bondade e a beleza escondidas nos recantos da história, a dar voz a quem não tem voz, a transformar a dor em esperança”, afirmou. 

 

Artista deve ajudar-nos a não perder horizonte da esperança 

Vivemos numa época de crises complexas, continuou o Papa, que são econômicas e sociais mas, antes de mais, são crises da alma, crises de sentido. Coloquemo-nos a questão do tempo e a questão do rumo. Somos peregrinos ou errantes? Caminhamos com uma meta ou andamos à deriva, perdidos? O artista é aquele ou aquela que tem a função de ajudar a humanidade a não se desnortear, a não perder o horizonte da esperança. 

O Papa motivou os artistas a ajudarem a humanidade a não perder o horizonte da esperança e serem guardiães da beleza que sabe inclinar-se sobre as feridas do mundo.  

“Vejo em vós guardiães das Bem-Aventuranças! Vivemos num tempo em que se erguem novos muros, em que as diferenças se tornam um pretexto para a divisão em vez de serem uma oportunidade de enriquecimento recíproco. Mas vós, homens e mulheres de cultura, sois chamados a construir pontes, a criar espaços de encontro e diálogo, a iluminar as mentes e a aquecer os corações”, afirmou. 

Leia a homilia completa aqui.  

Participante no Jubileu, o assessor dos setores Cultura e Bens Culturais da Comissão para a Cultura e a Educação da CNBB, padre Luciano da Silva Roberto, gravou um vídeo ao final da missa, destacando as inspirações que surgiram da celebração.  

“Queremos, então, dirigir essa palavra, especialmente aos artistas, aos agentes do mundo da cultura de nosso país, por meio também do trabalho que é realizado pelo Setor Cultura e Bens Culturais da Comissão para a Cultura e a Educação da CNBB. Sejamos peregrinos de esperança, sendo instrumentos de Deus para que a beleza infinita, que é Jesus Cristo, que salva o mundo, possa ser sempre anunciado por meio da cultura e, especialmente, da arte”.

Atividades do Jubileu 

Além da Missa e da passagem pela Porta Santa da Basílica de São Pedro, a programação do Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura contou com o Encontro internacional para uma reflexão sobre as atuais possibilidades, os métodos e linguagens de promoção e transmissão do património religioso e artístico. Inauguração de exposição na Via da Conciliação, encontro dos Centros Culturais Católicos e abertura de exposição sobre a contribuição da Poesia Visual. 

Por Luiz Lopes Jr com informações e fotos de Vatican Media

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here