Papa Francisco aceita a renúncia do bispo de Colatina

O papa aceitou, hoje, 14, o pedido de renúncia do bispo de Colatina (ES), dom Décio Sossai Zandonade em conformidade com o cânon 401, parágrafo 2º do Código de Direito Canônico, que diz: “Roga-se instantemente ao Bispo diocesano que, em virtude da sua precária saúde ou outra causa grave, se tenha tornado menos apto para o desempenho do seu ofício, que apresente a renúncia.” (CDC, pág 128).

Dom Décio Sossai Zandonade nasceu em Venda Nova do Imigrante, município da região serrana do Espírito Santo, em 2 de dezembro de 1942. Em 1952, entrou para o Seminário Aspirantado Salesiano de Jaciguá, no município de Vargem Alta (ES). Cursou Filosofia e Letras na Faculdade Dom Bosco, em São João Del Rei, e estudou Teologia em Córdoba, Argentina, e no Instituto de Teologia da Universidade Católica (PUC) de Belo Horizonte (MG).

Em 11 de dezembro de 1996, dom Décio foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte. Posteriormente, no dia 14 de maio de 2003, João Paulo II o transferiu para a diocese de Colatina onde, em 6 de julho, foi empossado bispo.

Atualmente, dom Décio ocupa ainda os cargos de coordenador da Comissão para o Serviço da Justiça, da Caridade, da Paz, para a Educação e a Comunicação do Regional Leste II, que abrange os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

 

Fonte: CNBB
Local: