Papa entrega a Exortação Apostólica “Africae munus”

Ao final da Santa Missa celebrada no Estádio da Amizade de Cotonou, capital do Benin, houve um dos momentos mais aguardados desta visita: a entrega da Exortação Apostólica pós-sinodal “Africae munus” (O compromisso da África).

“Depois de ter assinado, ontem, a Exortação apostólica pós-sinodal Africæ munus, tenho hoje a alegria de poder entregá-la a todas as Igrejas particulares na pessoa de cada um de vocês, os Presidentes das Conferências Episcopais da África tanto nacionais como regionais e os Presidentes dos Sínodos das Igrejas Orientais Católicas.”

Depois da recepção deste documento, têm início, em nível local, as fases de assimilação e aplicação dos dados teológicos, eclesiológicos, espirituais e pastorais contidos nesta Exortação. Este texto pretende promover, estimular e consolidar as diversas iniciativas locais já existentes, mas quer também inspirar outras para a Igreja Católica na África.

“Espero que esta Exortação possa os guiar no anúncio da Boa Nova de Jesus na África. Não se trata apenas duma mensagem ou duma palavra; mas é sobretudo abertura e adesão a uma Pessoa: Jesus Cristo, o Verbo encarnado. A evangelização pressupõe e inclui também a reconciliação, e promove a paz e a justiça”, disse o Papa, recordando que uma das primeiras tarefas da Igreja permanece o anúncio de Jesus Cristo.