Papa enaltece trabalho da diplomacia ao favorecer a cultura do encontro

O Papa Francisco recebeu na manhã de sexta-feira, 20, no Vaticano, um grupo de cerca 200 funcionários da Embaixada Italiana junto à Santa Sé e do cerimonial diplomático.

“Vocês são também responsáveis por um trabalho ‘invisível e precioso’”, disse o Pontífice, agradecido pela imensa atividade realizada no início de seu Pontificado, quando na missa do dia 19 de março, chefes de Estado e embaixadores de todo o mundo vieram ao Vaticano saudar o novo Papa.

Dois aspectos específicos da diplomacia foram ressaltados por Francisco, ao discursar ao grupo: a sua condição de favorecer o encontro, e o ‘trunfo’ que o patrimônio cultural italiano oferece neste âmbito.

“A Itália sempre foi sinônimo de cultura, de arte e de civilização no mundo, e vocês contribuem para que isto seja valorizado, para que este patrimônio seja um bem comum em prol do encontro: para a civilização do amor”.

Entrando numa atmosfera natalina, o Papa disse que o Menino Jesus é o símbolo da plenitude deste encontro. “Que cada um de vocês possa viver intensamente este mistério de amor e que ele anime profundamente também o seu serviço”, concluiu Francisco, fazendo votos de paz e serenidade a todos e pedindo, como sempre, que rezem por ele.


Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano