Cidade do Vaticano
Papa Francisco recebeu nesta quinta-feira (28/06) um grupo de dirigentes e atletas da Federação Italiana de Natação que participam do Trofeu “Sette Colli”.
Lição de vida
Depois de agradecer a presença dos jovens, o Papa recordou que o esporte, “além dos resultados técnicos, oferece também um testemunho de disciplina, de saudável competição, de jogo de equipe”. E convidou todos para que mostrem aos seus coetâneos “onde se pode chegar com o esforço do treinamento, que comporta grande compromisso e também grandes renúncias”, porque isso, “constitui uma lição de vida” e torna-se uma “ocasião para a formação de valores humanos e sociais, para desenvolver junto com o corpo também o caráter e a vontade, e para aprender a se conhecer e se aceitar”.
Formar equipe
Em seguida sublinhou a importância de “formar equipe”, pois mesmo sendo um esporte prevalentemente individual, “há sempre a oportunidade de trabalho em grupo e de ajuda recíproca”.
Finalizou dizendo que “a linguagem do esporte é universal e chega facilmente às novas gerações. Por isso encorajo para que sejam transmitidas mensagens positivas, contribuindo assim para melhorar a sociedade que vivemos”.