Dom Teodoro Mendes Tavares era bispo coadjutor da mesma diocese
O papa Francisco aceitou, hoje, dia 23 de setembro, a renúncia do bispo de Ponta de Pedras (PA), dom Alessio Saccardo, de acordo com o cânon 401, parágrafo primeiro do Código de Direito Canônico.
No mesmo ato, Francisco nomeou o bispo coadjutor da mesma diocese, dom Teodoro Mendes Tavares, como titular desta Igreja particular.
Atuação
Dom Alessio Saccardo nasceu em Marano Vicentino, na Itália, no dia 21 de setembro de 1940. Foi ordenado presbítero em 05 de setembro de 1970, em São Vitto de Leguzzano e, bispo em 06 de abril de 2002. O prelado escolheu por lema “Em tua palavra, lançarei as redes”. Dom Saccardo atuou em Ponta de Pedras por 13 anos.
Dom Teodoro Mendes é natural da Ilha de Santiago, no Cabo Verde (continente africano). Nasceu em 07 de janeiro de 1964. Missionário da Congregação do Espírito Santo, foi ordenado presbítero no dia 11 de junho de 1993. A ordenação ao episcopado ocorreu em 08 de maio de 2011, assumindo a função de bispo auxiliar de Belém (PA). Escolheu por lema episcopal “Eis que me aqui”. Foi nomeado bispo coadjutor da diocese de Ponte de Pedras em 10 de junho deste ano.
Fonte: CNBB