Padre é sequestrado por jihadistas na Nigéria

O bispo auxiliar de Maiduguri, na Nigéria, pediu orações urgentes pelo padre Afonso Afina, sequestrado na diocese de Maiduguri, no domingo, 1º de junho

Em mensagem enviada à ACN – Ajuda à Igreja que Sofre o bispo John Bagna Bakeni disse que o padre Alphonsus Afina foi levado, junto com outras pessoas, por supostos militantes da Província da África Ocidental do Boko Haram – Estado Islâmico (ISWAP), no domingo, 1º de junho. 

“O Pe. Afonso e outros dois membros da Comissão de Justiça, Desenvolvimento e Paz (JDPC) estavam programados para participar de um workshop que deveria começar na segunda-feira em Maiduguri, e estavam a caminho do local. O infeliz incidente aconteceu perto de Gwoza, por volta das 12h30”, explicou o bispo John Bakeni. 

De acordo com a mensagem enviada à ACN, o grupo foi pego em um fogo cruzado entre soldados nigerianos e terroristas. “Houve muitas mortes e sequestros. Um membro do JDPC foi morto a tiros. O padre Afonso foi sequestrado junto com outros, e um dos funcionários do JDPC conseguiu escapar em segurança”. 

O bispo disse que foi contatado pelos terroristas, que lhe forneceram provas de que o padre Afonso está vivo. Ele expressou sua esperança de que o padre possa ser libertado em breve. 

Dom John Bakeni termina sua mensagem à ACN com um pedido de orações “pela diocese católica de Maiduguri, especialmente durante este momento difícil. Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro interceda por nós e por seu filho, padre Afonso Afina, por seu retorno seguro para nós”. 

O Boko Haram é uma organização terrorista islamista que opera no norte da Nigéria desde 2002. Embora não seja tão forte quanto em seu auge, o grupo ainda comanda recursos significativos e é considerado uma ameaça na região. Em 2016, o grupo se dividiu em dois, com uma das facções reivindicando lealdade ao grupo Estado Islâmico e renomeando-se Boko Haram – ISWAP. 

O sequestro de padres na Nigéria tornou-se um problema sério nos últimos anos. O padre Afonso é o 15º religioso sequestrado no país desde o início do ano. Duas das vítimas foram posteriormente assassinadas, enquanto todas as outras recuperaram a liberdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here