Santo Agostinho, São Francisco de Sales, Santa Teresinha: apenas alguns exemplos de santos cheios de defeitos e pecados, mas que conseguiram encontrar o caminho da superação e da santidade
Nós costumamos idealizaros santos. Pensamos que eles foram seres humanos superiores, com superpoderes, distantes dos demais mortais devido à sua perfeição.
Lembro-me, quando criança, que gostava de me separar de minha mãe para visitar uma igreja e ver as imagens dos diferentes santos que a enfeitavam.
Fiquei feliz quando encontrei São Francisco de Assis, meu santo favorito, em um nicho.
Mas muitos santos canonizados pela igreja foram, nos seus primórdios, como nós: meros mortais, pecadores e com muitos defeitos.
O santo da bondade
Diz-se que São Francisco de Sales perdia a doçura de sua personalidade com muita facilidade e explodia de raiva. Ele tinha um gênio forte. Entretanto, propôs a superar o defeito que o dominava – seu péssimo temperamento – e ficou conhecido como o santo da bondade.
Sua mudança foi tão grande que Dom Bosco nomeou sua congregação de Salesianos por causa deste admirável santo, que lutou contra si mesmo e venceu pela graça de Deus.
Santos cheios de falhas
Dizem que Santo Afonso Maria de Ligório foi outro que conseguiu dominar seu forte temperamento. Santo Agostinho também tinha muitas fraquezas e era um grande pecador antes de sua conversão. Santa Teresinha do Menino Jesus era teimosa até não poder mais.
Enfim, a lista de santos que não foram perfeitos não tem fim. O grande São Paulo escreveu:
“Eu não faço o que eu quero, mas o que eu odeio. Mesmo que eu queira fazer o bem, é o mal que vem ao meu encontro”.
Portanto, não espere ser diferente deles. Você tem fraquezas, você cai, você se levanta, mas eu também sei que você é “um santo no caminho”.
Deus quer você santo
Deus sabe como você é e ainda o chama para a santidade.
É maravilhoso saber em primeira mão que centenas de pessoas sentiram o chamado de Deus para a santidade, para mudar suas vidas e ter um propósito nobre.
Cada vez que alguém me escreve contando sobre seus desejos de santidade, entre outros conselhos edificantes que lhes dou está um que é muito prático, simples e está ao alcance de todos:
“Vá a uma livraria católica e peça qualquer livro que contenha a vida de diferentes santos. Acima de tudo, adoro recomendar a obra “História de uma alma”, de Santa Teresinha do Menino Jesus”.
Leia as biografias dos santos
Devemos conhecer a vida dos santos em nossa Igreja Católica. Os santos são, para mim, a melhor referência para quem quer escalar a montanha de Deus.
Por quê?
É muito simples: porque eles eram cheios de defeitos, como você e eu. E eles conseguiram superá-los. Tornaram-se santos e podem nos ensinar o caminho íngreme e difícil para alcançar a santidade.
Deus os abençoou com inúmeros milagres que testemunharam a presença e o prazer de Deus por seus esforços, orações e atos bondosos.
Então, se você quer ser santo, Deus lhe dará os meios. Você só precisa confiar e se abandonar no amor dele.
Deus te abençoe!