Os benefícios da medicina

    “Há dois objetivos na educação médica: curar os doentes e promover a ciência”. – Charles H. Mayo (1865 – 1939) foi um médico americano, célebre pela fundação da famosa Clínica Mayo.

    O progresso científico no campo sanitário, os padrões nutritivos das pessoas e o desenvolvimento da medicina em todos os campos, estão mudando o quadro da saúde substancialmente.

    Atualmente, além da expectativa de vida nos países mais desenvolvidos está próximo dos 80 anos, descobrir doenças e curá-las antes do nascimento é u ma realidade.

    Nos últimos cem anos, foram tantas descobertas que é difícil apontar um marco mais importante para a humanidade na área das ciências médicas. Mas, pode-se dizer que ela tem três fases decisivas: a invenção da penicilina, das vacinas e a previsão das doenças através do DNA.

    O avanço científico na medicina nas primeiras décadas do século XX, também se deu no setor da endocrinologia. Os portadores de diabetes têm hoje a possibilidade de controlar a doença através da insulina, conseguindo manter uma qualidade de vida satisfatória.

    De acordo com os oncologistas, o check-up para câncer é o que mais apresenta resultados positivos. O câncer da próstata, por exemplo, se diagnosticado em sua fase inicial, a chance de cura varia de 70% a 90%.

    Com relação ao câncer de mama, com os avanços da técnica de mamografia eles tiveram, nos últimos anos, uma redução de 30%. Atualmente é possível com esse exame, perceber tumores de meio milímetro e, se detectados nesta fase, 90% deles têm possibilidade de cura. Os médicos recomendam que as mulheres devem submeter ao exame de mamografia anualmente ou semestralmente, a partir dos 40 anos, desde que não tenham parentes que tiveram a doença antes da menopausa, que é a fase mais crítica para o surgimento da doença.

    Projeto genoma

    Trata-se do mapeamento de todos os genes do corpo humano (DNA) e será de suma importância para as futuras gerações, pois vai possibilitar a prevenção de doenças hereditárias ou pelo menos amenizar seus sintomas.

    A previsão dos cientistas envolvidos no projeto é que daqui a 50 anos, a terapia genética estará disponível para a maioria das doenças e a expectativa de vida do homem chegará aos 90 anos. Hoje, já é possível saber se o DNA de uma pessoa acusa a predisposição de certos tipos de câncer, e a partir desta constatação, aplicar um tratamento preventivo no paciente.

    Desconstruindo as crendices

    Vivendo no período mais cruel da História do Brasil, o regime escravocrata, o insigne intelectual sergipano Dr. Tobias Barreto de Meneses, fez uma pergunta de difícil resposta: “Se o homem chora e continua escravo, de que foi que Jesus salvar-nos veio?”.

    Ele veio salvar-nos de quê? Da quantidade astronômica de livros ditos sagrados, inúmeros documentos, do dogmatismo, das profecias, das visões, das revelações, da ditadura hierárquica, de Herodes, de Pilatos, do Sinédrio, de César, das obrigações dizimísticas, dos cismas, das crendices, da manipulação, da escravidão do medo, da patologia religiosa, da perseguição, da hipocrisia? Não há dúvida que a mais terrível escravidão é a mental imbuída de crendices!

    “Religiões que dão ênfase ao inferno e ao diabo atraem mais dinheiro dos féis. A riqueza das religiões, de maneira muito semelhante à riqueza das nações. As finanças das religiões não são transparentes para o público nem são monitoradas”, afirma Dra. Rachel M. McCleary, PhD. É professora do Departamento de Economia da Harvard University e pesquisadora da Hoover Institution da Stanford University. Seu campo de atuação é a economia política da religião e ciência política.

    “Feiticeiros, xamãs, videntes, santos milagreiros e charlatães de toda espécie manipulam as inseguranças humanas diante da incapacidade de moldarmos o mundo segundo nossa vontade, do medo da decadência física, do desconhecido e da contradição imposta pela morte”, afirma Dr. Drauzio Varella que é um renomado médico oncologista e escritor brasileiro. “O ensino da ciência e dos princípios científicos, já na escola primária, é a única solução para se combater o “pensamento mágico” de pastores que exploram a fé alheia para se enriquecer e de curandeiros em geral”, declara Dr. Varella.

    O confronto da ciência com as trevas das crendices religiosas é um desafio gigantesco em prol da libertação dos enormes erros e danos que elas causam à massa humana.

    A neurocientista Dra. Kathleen Taylor da Universidade de Oxford, Inglaterra, defende a tese de que o fundamentalismo religioso é um transtorno mental e como tal deve ser tratado. “Pessoas de certas crenças precisam de tratamento”. Para a sociedade, afirmou, isso seria muito positivo, “porque não há dúvida de que algumas crenças causam um monte de danos”.

    Conclusão

    A falta do conhecimento cientifico, da visão de mundo, dos direitos constitucionais, da boa literatura clássica, da vida pessoal e mental dos líderes religiosos e o mais grave o não saber da verdadeira interpretação dos livros ditos sagrados. A ausência da hermenêutica é mortal. Como também da ortodoxa espiritualidade, ou seja, a dimensão transcendental sem heresia e sem interesse econômico. Se oculta a ganância financeira de forma inteligente e maquiavélica nos bastidores das famigeradas espiritualidades ou nos “místicos” dos espiritualismos.

    Esse pequeno artigo tem como objetivo impactar o leitor, despertar a sua consciência e conduzi-lo ao estudo da ciência para não ser enganado por tantas crendices, superstições e jamais ser guiado por líderes religiosos capitalistas, de mente doentia e tomado pela luxúria que usam o nome de “Deus” para seus vícios, crimes e loucuras!

     

    Dr. Inácio José do Vale

    Psicanalista Clínico, PhD

    Professor de Pós-Graduação na Faculdade Norte do Paraná

    Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ.

     

    Fontes:

    https://brasiltelemedicina.com.br/artigo/os-avancos-da-medicina-e-os-seus-beneficios/

    https://www.paulopes.com.br/2011/08/religioes-que-dao-enfase-crenca-no.html#.Xar-yflKjIU

    https://www.paulopes.com.br/2011/08/religioes-que-dao-enfase-crenca-no.html#.Xar-yflKjIU

    https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://scholar.harvard.edu/mccleary/home&prev=search

    https://www.paulopes.com.br/2013/08/fundamentalismo-eh-disturbio-mental-diz-cientista.html#.XbGD3PlKjIV

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here