“Mãe de Deus e nossa Mãe, implora para nós, de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura prova termine e que volte um horizonte de esperança e de paz”
OPapa Francisco havia confiado a humanidade às mãos de Maria, “nossa santa Mãe”, diante dos sofrimentos em decorrência da pandemia.
Num momento em que ainda há preocupações com variantes do novo coronavírus, recordemos a oração que o Papa rezou pelo fim da pandemia, em maio de 2021, na Capela Gregoriana, na Basílica de São Pedro.
Oração
Sob a tua proteção procuramos refúgio, Santa Mãe de Deus. Na presente situação dramática, cheia de sofrimentos e de angústias que afligem o mundo inteiro, recorremos a Ti, Mãe de Deus e nossa Mãe, e procuramos refúgio sob a tua proteção.
Ó Virgem Maria, dirige a nós o teu olhar misericordioso nesta pandemia do coronavírus, e conforta aqueles que estão desorientados e que choram os seus entes queridos falecidos, por vezes enterrados de um modo que fere a alma. Sustém quantos estão angustiados pelas pessoas doentes das quais, para evitar o contágio, não podem estar próximos. Instila confiança naqueles que estão ansiosos pelo futuro incerto e pelas consequências sobre a economia e o trabalho.
Mãe de Deus e nossa Mãe, implora para nós, de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura prova termine e que volte um horizonte de esperança e de paz. Como em Caná, intercede junto do teu divino Filho, pedindo-lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas, e abra o seu coração à confiança.
Protege os médicos, os enfermeiros, os profissionais da saúde e os voluntários que, neste período de emergência, estão na linha da frente e arriscam a própria vida para salvar outras vidas. Acompanha os seus esforços heroicos e dá-lhes força, bondade e saúde.
Permanece perto daqueles que, noite e dia, assistem os doentes e dos sacerdotes que, com solicitude pastoral e esforço evangélico, procuram ajudar e apoiar todos.
Virgem Santa, ilumina a mente dos homens e das mulheres de ciência, a fim de que encontrem soluções justas para derrotar este vírus. Assiste os responsáveis das Nações para que trabalhem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo quantos não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e económicas com clarividência e espírito de solidariedade.
Maria Santíssima, toca as consciências a fim de que as enormes somas utilizadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos sejam, ao contrário, destinadas a promover estudos adequados para evitar catástrofes semelhantes no futuro.
Amadíssima Mãe, faz crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na consciência do vínculo que nos une a todos para que, com espírito fraternal e solidário, possamos ir em auxílio de muitas situações de pobreza e de miséria. Encoraja a firmeza da fé, a perseverança no serviço e a constância na oração.
Ó Maria, consoladora dos aflitos, abraça todos os teus filhos atribulados e obtém que Deus intervenha com a sua mão toda-poderosa para nos libertar desta terrível epidemia, a fim de que a vida retome com serenidade o seu curso normal. Confiamo-nos a Ti, que brilhas no nosso caminho como sinal de salvação e de esperança.
Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria, guia os passos dos teus peregrinos que desejam rezar a Ti e amar-te nos Santuários que te são dedicados no mundo inteiro, sob os mais variados títulos que evocam a tua intercessão. Sê uma guia segura para todos. Amém!