OCLACCSignis realizam assembleia em Quito

Realiza-se de 1º a 3 de agosto de 2013, no Centro de Espiritualidade Nossa Senhora da Quinche, Quito, Equador, a Assembleia da Organização Continental Latino-Americana e do Caribe Católica Comunicação (OCLACC), e da Signis da América Latina.

O Vice-presidente da entidade, Gustavo Andújar, observou que este encontro tem uma característica especial, pois é “a primeira Assembleia da SignisOCLACC como representante exclusiva. A Presidente da Signis Brasil, Irmã Helena Corazza e o presidente da Rede Católica de Rádio, Frei João Carlos Romanini, representam o Brasil no evento.

“Um dos objetivos desta Assembleia – segundo o Diretor da Signis -, é repensar o papel da Signis OCLACC. “Mais e mais representantes de parceiros nacionais têm vindo a confirmar a sua presença, porque nas últimas semanas temos tido grandes respostas, por isso vamos ter uma boa participação”, disse ele.

A Presidente da OCLACCSignis ALC, Ana Bélgica Guichard, da República Dominicana, disse que a reunião irá refletir sobre a missão e os desafios a serem assumidos pelos jornalistas latino-americanos, neste período de mudança. Ana relata ainda, que no primeiro dia da Assembléia, os delegados vão avaliar o trabalho realizado no período 2010 – 2013, o Diretório Continental e OCLACC Secretaria Executiva e os vários Associados Nacionais.

Na manhã do segundo dia será realizado o Painel: “Novos comunicadores para novos tempos na América Latina”, com a participação da Dra. Susana Nuin, Diretora do Departamento de Comunicação do CELAM (via vídeo conferência), do Dr. Mauro Cerbino, acadêmico e pesquisador da FLACSO-Equador, e do Padre Rolando Rua SJ, sócio e fundador da Signis Equador.

Na tarde do dia 2 de agosto será tratado o tema do processo de revisão e reformas do estatuto institucional, antes da eleição do novo Comitê Gestor da Signis OCLACC-ALC, para 2013-2017.

Para o terceiro dia da Assembleia está prevista a definição do mandato e planejamento das atividades em que a organização irá trabalhar durante o período de administração. O vice-presidente de Signis Internacional, o cubano Gustavo Andújar, expressou a sua tristeza pelo cancelamento do Congresso Mundial que deveria acontecer em Beirute, no Líbano, devido às tensões no Oriente Médio.

Fonte: CNBB
Local:
Brasília (DF)