Pontífice, Santo Padre, Servo dos Servos de Deus, Vigário de Cristo… De onde vieram e o que querem dizer essas formas de referência ao Papa?
Papa
De origem no latim popular, esse termo quer dizer “papai” e vem sendo usado desde o século VI em referência àquele que foi colocado por Cristo na função de pai da família católica.
Santo Padre
Entendendo-se novamente o termo “padre” no sentido latino de “pai”, esse título acrescenta à paternidade espiritual também o caráter de santidade inerente à vocação e missão confiada ao Papa por Cristo.
Pontífice
Vem do latim “pontifex”, derivado por sua vez de “pons”, que significa ponte. Quer dizer “construtor de pontes”. Frequentemente, vem antecedido pelo adjetivo “Sumo”, do latim “Summus”, que significa “máximo”, “supremo”.
Servo dos Servos de Deus
Adotado por São Gregório Magno em 602, esse título reflete o papel do Papa como aquele que está a serviço de todos os fiéis, que, por sua vez, também estão a serviço de Deus, a exemplo de Jesus Cristo: o próprio Cristo, sendo Deus, se fez homem para nos servir e salvar.
Vigário de Cristo
Adotado no século V por São Leão Magno, esse título recorda o papel do Papa de representar Jesus na terra como pastor das suas ovelhas. “Vicarius” tem a mesma raiz de “vice”, ou seja, substituto, sucessor, representante, aquele que exerce legitimamente as funções de outro.
Bispo de Roma
Como sucessor de São Pedro, todo Papa herda a missão de ser o bispo da Cidade Eterna.
Primaz da Itália
Historicamente, cada região da Igreja tem um cardeal primaz, isto é, um líder primário da Igreja naquela área específica.
Sua Santidade
Embora mais usado como referência ao Papa, esse título que primariamente evoca a santidade do seu posto como Vigário de Cristo é usado também para líderes de outras tradições cristãs, principalmente orientais, inclusive em comunhão com Roma (nas diversas tradições orientais também é bastante usado o título “Sua Beatitude”). A título de precisão, usa-se “Vossa Santidade” quando se fala diretamente à pessoa do Papa.
Soberano do Estado da Cidade do Vaticano
Título que reconhece o poder temporal do Papa como líder do Estado Vaticano independente.