Quero aqui somar força com a história deste povo. Sou da região e quero assumir essa missão!” Estas palavras foram ditas por Dom Wellington Queiroz Vieira logo após assumir a Prelazia de Cristalândia, há dois anos.
Assumir essa missão não foi fácil. A Prelazia de Cristalândia é maior que o estado do Rio de Janeiro. Cobre uma área vasta de aproximadamente 62.000 km²; parte no Estado de Tocantins, parte em Goiás. Com 177.000 fiéis católicos assistidos por apenas 16 padres no trabalho pastoral, as distâncias são enormes; um verdadeiro desafio para a fé e para a evangelização dessa região.
Dom Wellington quer estar cada vez mais perto de seus fiéis. Assim, viaja constantemente visitando as comunidades. No entanto, as preocupações do bispo são muitas; sobretudo em como melhorar a formação dos catequistas e intensificar o alcance catequético. Além disso, enraizar os fiéis em uma sólida e verdadeira fé para os momentos de provações.
Outra meta importante para Dom Wellington é encorajar uma preparação melhor para os sacramentos do batismo e matrimônio. Além disso, aumentar o suporte às famílias; ajudando-as a compreender o casamento não só como “uma opção entre muitas”, mas como uma vocação real. Para tanto, deseja estimular a oração dentro da família; destacando que a primeira e melhor “escola de amor e fé” que as crianças irão experimentar, é a família. Dom Wellington também está iniciando cursos bíblicos para ajudar os fiéis a conhecerem e entenderem melhor a Palavra de Deus. Da mesma forma, quer motivar o trabalho jovem e o apostolado das vocações.
Com tudo isto em seu coração de pastor, Dom Wellington precisou de um veículo resistente; considerando as enormes distâncias que tem que percorrer dentro de sua Prelazia. As estradas nesta enorme região rural não são lá muito boas. Dom Wellington pediu ajuda à Fundação Pontifícia ACN para que a Prelazia de Cristalândia pudesse ter um veículo apropriado. O pedido encontrou eco nos corações pessoas como você; generosos benfeitores que sabem da importância do pastor estar perto das suas ovelhas. Portanto, graças a você, a ACN pôde ajudar Dom Wellington na aquisição de um veículo.
O Brasil é um país de distâncias enormes. Para muitos sacerdotes e religiosas, um carro significa a diferença entre levar ou não o Evangelho para comunidades distantes. A ACN conta com sua ajuda; a fim de que muitos outros sacerdotes que estão vivendo heroicamente nas regiões mais remotas do país, possam ter um meio de chegar até suas comunidades. A cada visita feita por um desses sacerdotes e irmãs, é o seu amor que também está levando o Evangelho adiante.