O serviço e a liderança no Reino de Deus!

    Amados irmãos e irmãs,

    Neste 29º Domingo do Tempo Comum, a liturgia nos convida a refletir sobre o verdadeiro significado do serviço e da liderança no Reino de Deus. As leituras de hoje nos mostram que, no seguimento de Jesus, a grandeza não está em ser servido, mas em servir com amor e humildade.

    A primeira leitura de hoje, retirada do profeta Isaías, nos apresenta a figura do “Servo Sofredor”, um servo de Deus que, apesar de ser justo e sem culpa, sofre por causa dos pecados dos outros. Isaías nos diz: “O Senhor quis macerá-lo com sofrimentos” (Is 53,10), mas o sofrimento do Servo não é em vão. Ele carregou sobre si as dores do povo e trouxe salvação ao mundo. Esta profecia se cumpre plenamente em Jesus Cristo, que, como o Servo de Deus, se entregou por nós, sofreu na cruz e trouxe a redenção para toda a humanidade. Esse modelo de serviço é o que Jesus nos apresenta no Evangelho de hoje.

    No Evangelho de São Marcos, os discípulos Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximam-se de Jesus e fazem um pedido um tanto ambicioso: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória” (Mc 10,37). Esse pedido revela que os discípulos ainda não tinham compreendido totalmente o significado da missão de Jesus. Eles estavam pensando em termos de poder e status, mas Jesus os corrige, ensinando-lhes uma verdade fundamental: no Reino de Deus, a grandeza está no serviço.

    Jesus lhes responde: “Quem quiser ser grande entre vós, seja o vosso servo; e quem quiser ser o primeiro entre vós, seja o escravo de todos” (Mc 10,43-44). Ele, que é o Filho de Deus, não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45). A verdadeira liderança cristã não é exercida pelo poder, mas pela humildade e pelo serviço ao próximo.

    A segunda leitura, da Carta aos Hebreus, nos lembra que Jesus é o Sumo Sacerdote perfeito, que se compadece de nossas fraquezas. Ele se tornou um de nós e experimentou todas as dores e tentações, exceto o pecado. Por isso, podemos nos aproximar de Jesus com confiança, sabendo que Ele entende nossas lutas e está ao nosso lado como um mediador cheio de misericórdia. Essa proximidade de Jesus com as nossas realidades humanas é uma manifestação de seu desejo de servir e de caminhar conosco, partilhando nossas alegrias e sofrimentos.

    Irmãos e irmãs, o Evangelho de hoje nos desafia a viver a vida de uma maneira diferente. No mundo, a lógica dominante é a busca pelo poder, pelo reconhecimento e pela glória. Mas no Reino de Deus, o caminho para a verdadeira grandeza passa pelo serviço ao outro. Jesus nos ensina que o amor se manifesta na doação de si mesmo. Assim como Ele lavou os pés dos discípulos na última ceia (Jo 13,1-17), também somos chamados a servir os nossos irmãos e irmãs, especialmente os mais necessitados.

    Esse chamado ao serviço não é apenas para alguns, mas para todos os cristãos. Em nossas famílias, em nossas comunidades e em nossos locais de trabalho, somos chamados a ser testemunhas do amor de Cristo através de gestos concretos de serviço e caridade. Quando colocamos as necessidades dos outros à frente das nossas, estamos vivendo o que Jesus nos ensina: “Quem quiser ser o primeiro, que seja o servo de todos” (Mc 10,44).

    O maior exemplo de serviço é o próprio Jesus Cristo. Ele, sendo Deus, humilhou-se até a morte na cruz (Fl 2,8). Essa foi a máxima expressão de amor e serviço. Ele deu a sua vida para nos salvar, e é esse o chamado para cada um de nós: dar a nossa vida em favor dos outros. Não precisamos morrer fisicamente, mas podemos “morrer” para o egoísmo, para o orgulho e para as ambições mundanas, entregando-nos com generosidade ao serviço dos nossos irmãos.

    Hoje, somos convidados a nos perguntar: como estamos vivendo o nosso chamado ao serviço? Será que, como os discípulos, ainda estamos buscando lugares de honra e prestígio, ou estamos realmente dispostos a servir com humildade? O verdadeiro discípulo de Cristo é aquele que, como Ele, se coloca a serviço dos outros, sem esperar recompensas ou reconhecimento. Esse serviço, muitas vezes, acontece nas pequenas coisas do dia a dia: uma palavra de conforto, um gesto de carinho, um ato de generosidade.

    A cada Eucaristia, somos alimentados pelo Corpo de Cristo, que se deu por nós. Essa comunhão com o Senhor nos fortalece para vivermos o nosso chamado ao serviço no mundo. Ao sairmos da Missa, levemos conosco esse compromisso de servir como Cristo serviu, construindo, assim, o Reino de Deus no meio de nós.

    Queridos irmãos e irmãs, peçamos a Deus a graça de viver com generosidade o nosso chamado ao serviço. Que possamos seguir o exemplo de Cristo, o Servo Sofredor, e nos tornar servos uns dos outros, levando o amor e a misericórdia de Deus a todos os lugares por onde passamos. Que o Senhor nos conceda a verdadeira grandeza, aquela que se manifesta na humildade e no serviço ao próximo. Amém.

    +Anuar Battisti
    Arcebispo Emérito de Maringá (PR)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here