O Centro Cultural Jose Pio Aza, da Ordem dos Dominicanos, organizou a mostra fotográfica “A Amazônia com rosto de Mulher”. Segundo nota da Conferência Episcopal peruana, a exposição tem o objetivo de re-valorizar o papel das mulheres índias da Amazônia e sua contribuição no desenvolvimento de nossa sociedade.
Inaugurada em 9 de março no Museu Etnográfico amazônico do “Centro Cultural José Pio Aza” em Lima, a mostra traz fotografias com imagens de mulheres de várias etnias indígenas, como Matsiguengas, Piros-Yines, Ashaninkas e Nahuas.
O Centro Cultural “Jose Pio Aza” foi criado em 9 de junho de 2003; em setembro do ano passado suas atividades foram ampliadas a vários campos de pesquisa, especificamente no território sul da floresta peruana.
A presença dos missionários dominicanos tem crescido de modo continuativo desde 1902 na área, vistas as enormes necessidades sociais das etnias amazônicas e sua complexa realidade humana. Os missionários promoveram diversas iniciativas para defender os povos nativos, atuando em defesa de sua cultura, promoção e desenvolvimento.