O que o marido pode fazer durante a gravidez da sua esposa?


Algumas dicas para que os homens apoiem suas esposas ao longo desta emocionante aventura

A mulher, por ser a portadora da nova vida, tende a se envolver mais no processo da gravidez; no entanto, o papel do pai no período de gestação é fundamental, tanto para o bem-estar do bebê quanto para a estabilidade emocional da mãe.

O ambiente emocional da mulher grávida é determinante; toda situação adversa pode afetá-la. É por isso que o acompanhamento do marido é um suporte importante, o que também influenciará o bebê – não só no período da gestação, mas em seu desenvolvimento físico e emocional depois do nascimento.

Estas são algumas dicas para que os homens acompanhem suas esposas nesta emocionante aventura:

Acompanhá-la nas consultas médicas, bem como nos exames pré-natais. Dessa forma, o pai manifesta interesse pela gravidez, buscando sempre demonstrar toda a disponibilidade que a grávida merece.

Dar-lhe segurança, apoio e confiança. Ao invés de ser motivo de dores de cabeça, os maridos devem se esforçar por dar atenção às esposas, compreendê-las e evitar o estresse. As mudanças físicas, hormonais e emocionais da gravidez podem fazer que a mulher se torne mais sensível, razão pela qual ela vai precisar de mais compreensão, companhia e carinho.

Informar-se sobre a gravidez. Os livros e outros materiais sobre a gravidez não são exclusivos para as mães; os pais também precisam entender do tema, para compreender melhor suas esposas e conhecer detalhadamente todo o desenvolvimento do bebê.

Velar pela sua saúde. Além de acompanhá-la para que realize atividades físicas e incentivá-la a ter uma alimentação saudável, cuidar da sua saúde também exige deixar de lado alguns hábitos que possam afetá-la, como, por exemplo, fumar.

Ajudá-la a descansar. Geralmente, a mulher precisa conjugar seu emprego com as tarefas da casa, as consultas médicas e demais compromissos, o que pode deixá-la esgotada. Por isso, levando em consideração que o estresse não é um bom amigo da gravidez, o pai pode ajudar a mãe mais do que de costume em algumas tarefas, como limpeza da casa, compras etc. A ideia é buscar aliviar um pouco o peso que a mulher carrega.

Conversar com o bebê. Os especialistas recomendam que o pai converse com o bebê e acaricie a barriga da mãe, para ir criando conexões entre pai e filho.

Comunicação permanente. É importante que o homem escute a mulher, que a deixe exprimir seus sentimentos e temores e que se apoiem mutuamente.

Acompanhá-la no parto. Alguns homens têm medo de presenciar o momento do parto, mas não há necessidade de observar diretamente o momento em que a mulher dá à luz; basta dar-lhe apoio nesse momento. Além disso, o marido é a única pessoa que pode compartilhar com a esposa este acontecimento tão especial e único em suas vidas.

 

Local: São Paulo (SP)
Fonte: ALETEIA