Oque significa comunhão? Esta palavra é a união de outras duas: comum e união. A comunhão é, portanto, uma união em comum, unidade em algo em comum. Quais são os santos? Eles são cristãos, membros da Igreja. É o que confirma São Paulo quando diz, por exemplo:
“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus,… aos santos de Colossos, fiéis irmãos em Cristo…” ( Cl 1:2 ).
“Saudações a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo saúdam vocês. Todos os santos vos saúdam…” ( Fp 4, 21-22 ).
“…E o que é a Igreja, senão a assembleia de todos os santos? A comunhão dos santos é precisamente a Igreja” ( Catecismo, 946 ).
Entre estes cristãos existe uma unidade comum: o que une estes cristãos ou membros da Igreja é, principalmente e entre outras realidades, o sacramento do baptismo.
Os santos são os batizados
Aqui os santos são os batizados em geral, chamados a viver vidas santas, chamados a ser santos no céu.
A comunhão dos santos é a união comum que existe entre Jesus Cristo, Cabeça da Igreja, e os seus membros (os batizados), e a união comum destes entre si.
E a união comum entre os cristãos, graças ao baptismo, não se dá apenas entre aqueles que ainda são peregrinos neste mundo, mas também entre e com aqueles que estão no purgatório e no céu.
A comunhão da Igreja
Todos estes cristãos são membros da Igreja, de uma Igreja em três estados: a Igreja militante (a da terra), a Igreja purgativa e a Igreja triunfante ( Catecismo, 954 ). Não existem três Igrejas, mas uma: a santa Igreja Católica.
Os bens espirituais circulam entre todos estes santos: os que estão na terra honram os que estão no céu e confiam à sua intercessão, e rezam por aqueles que estão na fase de purgação; e estes também intercedem pelos que estão na terra, e os que estão no céu intercedem pelos outros.
“A expressão ‘comunhão dos santos’ tem, portanto, dois significados intimamente relacionados: comunhão nas coisas santas e comunhão entre pessoas santas.”