O intelectual com dignidade ética, tem a visão no progresso da ciência e no avanço da tecnologia como ferramentas de soluções e desenvolvimentos para o bem da humanidade.
A cientista italiana Fabíola Giannotti que liderou a mais cara experiência da história da ciência, o bóson de Higgs e membro da organização Europeia para pesquisa nuclear (CERN) afirma: “As pesquisas de fundamentos científicos são o combustível que acelera o progresso da humanidade”.
“Temos de criar cidadãos do século XXI a partir da tecnologia do século XXI”, diz o americano Dr. Gary E. Knell, cientista político e diretor do Sésamo Workshop.
O filosofo alemão Georg Hegel disse certa vez: “Que a filosofia sempre chega tarde demais para os problemas reais”. Para Karl Marx, os filósofos não deveriam mais se contentar em interpretar o mundo, mas teriam a obrigação ética de agir sobre ele.
Todo conhecimento não pode e não deve tardar para o bem total do ser humano. Para dignidade da vida humana e resolução das incompatibilidades sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas se elencam no mundo científico da sociologia, neurociência, neurobiologia, astrofísica, psicanálise e da teleologia da solidariedade.
A ferramenta científica como sólido caminho da igualdade social, da paz, da justiça e da dignidade. Tendo como principal protagonista o “homem de bem” (Cf. Aristóteles, in ética a Nicômaco, I, 4), busca pelo agatón (O bem) e pela Arete (a virtude), a eudaimonia (a felicidade) essa busca característica toda a existência humana. Tendo como fundamentos: a deontologia e axiologia. Escreve o filósofo alemão Immanuel Kant: “A pessoa humana é o centro dos valores morais” (Kant, in Crítica da Razão Prática, II, 3).
Não se resolve os problemas complexos e desafiadores sem lançar mão da ciência e da tecnologia. Tomar outro rumo é boçalidade com resultado catastrófico. Só acaba o fanatismo, preconceitos, intolerância religiosa, sectarismo, violência, drogas e tráficos e outras trevas com a posse do conhecimento científico e com a sabedoria da ciência.
A ciência e a tecnologia têm um poder inestimável. O conhecimento avassalador da comunidade cientifica determina o nosso campo holístico pessoal, familiar, religioso, social e muito mais no futuro em prol da humanidade. Deter o poder científico e tecnológico é controlar e dominar progresso capitalista na prosperidade pessoal e empresarial.
Conhecer e compreender as regras da natureza e congêneres é dever e direito do ser humano como ser pensante. O cérebro nos mostra instintivamente e racionalmente que queremos mais conhecimento nesse enfoque: a ciência e a tecnologia são aliadas da sapiencialidade humana para um mundo melhor. O Poder da Ciência e da Tecnologia com dignidade em prol do bem-estar integral do ser humano.
Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.
Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.
Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.
Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).
Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica
Fontes:
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução Leonel Vallandro, Gerd Bornheim. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. Em Filosofia Prática. Editado e traduzido por Mary J. Gregor. Cambridge University Press, 1996.