A Comissão para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza nesta quarta-feira, 13 de março, às 15h, o terceiro webinar da série especial sobre a Campanha da Fraternidade 2022, que este ano tem como tema ‘Fraternidade e Educação’ e o Lema: ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’, (Cf Pr. 31,26).
A conversa desta quarta-feira girará em torno do tema: ‘O papel da Igreja no mundo da educação’. O gerente da câmara de ensino superior da Associação Nacional de Educação Católica (Anec), Gregory Rial, e a reitora da Universidade Católica de Salvador, professora Silvana Sá de Carvalho são os convidados desta edição.
A mediação será do assessor do Setor Ensino Religioso da Comissão para Cultura e Educação da CNBB, padre Eduardo Rocha. A transmissão ao vivo, às 15h, pelo canal da CNBB no Youtube. Esse é o penúltimo webinar sobre educação da série sobre a CF 202. O objetivo da série é dar visibilidade às temáticas propostas e aprofundadas no texto-base da campanha deste ano.
Acompanhe aqui:
Último webinar da série
Na próxima quarta-feira, 25 de abril, às 15h, a temática será: ‘Desafios da Educação no Brasil: O papel da sociedade e do Estado no processo educativo’ e contará com a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), professor Everthon Oliveira, e da Coordenadora da Pastoral da Educação do Regional Norte 2 da CNBB, professora Ladyanne Souza. A mediação será do assessor da Comissão para Cultura e Educação da CNBB e secretário-executivo do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (Inapaz), padre Danilo Pinto. A transmissão será pelo canal da CNBB no Youtube.
A CF 2022
Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.
A CF 2022 é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Santo Padre apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas abertas, integradas e interligadas, que também sejam capazes de cuidar da casa comum já que a “educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”, conforme explicitado na Encíclica Laudato Si’, 2016, nº 215.