O Papa nomeia mons. Pawłowski novo núncio na Grécia

O arcebispo polonês entrou para o Serviço diplomático da Santa Sé em julho de 1991. Núncio apostólico na República Democrática do Congo e no Gabão em 2009, o Papa Francisco o nomeou, em 2015, delegado para as Representações Pontifícias e em dezembro de 2020 o confirmou no cargo com o título de secretário.

Vatican News

O Papa Francisco nomeou núncio apostólico na Grécia o mons. Jan Romeo Pawłowski, arcebispo titular de Sejny, ex-secretário das Representações Pontifícias.

Ao anunciar a notícia aos funcionários da Secretaria de Estado, o cardeal Pietro Parolin apresentou também, na ocasião, o monsenhor Luciano Russo, arcebispo titular de Monteverde, nomeado pelo Papa em setembro passado como novo secretário das Representações Pontifícias.

Mons. Pawłowski nasceu em Biskupiec, na Polônia, em 23 de novembro de 1960. Ordenado sacerdote em 1º de junho de 1985, formou-se em Direito Canônico. Entrou no Serviço Diplomático da Santa Sé em julho de 1991, e posteriormente trabalhou nas Representações Pontifícias na República Centro-Africana e na República do Congo (Brazzaville), Tailândia, Brasil, França e na Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado.

Em março de 2009, Bento XVI o nomeou arcebispo titular de Sejny e núncio apostólico na República do Congo e Gabão. Recebeu a ordenação episcopal no dia 30 de abril seguinte na igreja de Nossa Senhora Rainha dos Mártires em Bydgoszcz, na Polônia.

Em dezembro de 2015, o Papa Francisco o nomeou delegado para as Representações Pontifícias e em dezembro de 2020 o confirmou no cargo, com o título de secretário das Representações Pontifícias. Ele fala italiano, francês, russo, inglês, alemão e português.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here