Depois de uma parada na Havana para se reunir com o Patriarca Kirill, o Papa chega na Cidade do México para a sua 12ª viagem apostólica
13 fevereiro 2016Rocío Lancho GarcíaPapa Francisco
Papa chegando ao México
O Papa Francisco aterrissou hoje na Cidade do México, começando, assim, a décima segunda viagem internacional do seu pontificado. Antes de chegar ao país asteca, fez uma parada de três horas no aeroporto da capital de Cuba, para o histórico encontro com o Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Kirill.
O Santo Padre foi recebido no aeroporto “Benito Juarez” pelo presidente Enrique Peña Nieto e sua esposa, Angélica Rivera. Em seguida três crianças, vestidas com trajes típicos, aproximaram-se para cumprimentar e das as boas vindas ao Santo Padre. De repente, a escuridão encheu o aeroporto, e todos os fiéis que estavam presentes iluminaram a cena com seus celulares, proporcionando um show de luzes.
Houve música e danças ao longo de toda a recepção. Os mariachis cantavam, e um grande grupo de bailarinos com os trajes tradicionais ofereciam uma grande demonstração da cultura mexicana. Tudo isso acompanhado de cânticos de Viva México e viva o Papa!
O Santo Padre, lentamente, parou para cumprimentar. Abraçou o grupo de crianças que cantava no cenário e quando aproximou-se dos mariachis colocou um dos seus sombreiros.
Depois dos cumprimentos das duas delegações e de ter um breve encontro privado com o presidente, finalmente o Papa subiu no Papamóvel descoberto para percorrer 19 Km cumprimentando os milhares de fieis que o esperavam de ambos os lados da rua, até chegar à nunciatura, onde passará a noite.
Francisco é o terceiro papa a visitar o México. De fato, esta terra acolheu a primeira viagem internacional de João Paulo II. O papa polonês fez essa viagem 5 vezes, em 1979, 1990, 1993 e 2002. Bento XVI também esteve no México no ano de 2012.
Fonte: Zenit