No domingo, dia 15 de dezembro, o Papa Francisco visitou a Córsega, uma ilha francesa do Mediterrâneo, localizada a menos de uma hora de voo de Roma. O Pontífice viajou até a capital da Córsega, Ajácio, para participar de um congresso sobre religiosidade popular na região do Mediterrâneo. Ele foi o primeiro papa a visitar a ilha e, durante o dia, encontrou o clero e os fiéis, que o receberam calorosamente. O Papa abençoou muitas pessoas, incluindo várias crianças.
Corse: une femme de 108 ans se fait bénir par le pape François pic.twitter.com/2RaEgNjsIM
— BFMTV (@BFMTV) December 15, 2024
Uma delas foi Jeanne Mari, a mulher mais velha de Ajácio, que quase roubou a atenção do Papa! Com 108 anos, ela aguardava o Papa desde as primeiras horas da manhã, com a esperança de vê-lo de perto. E seu sonho se realizou: quando o papamóvel se aproximou do Batistério de São João, um local que data do século VI e no qual Francisco fez uma parada, o Papa desceu do veículo para lhe dar sua bênção.
Foi um momento comovente, repleto de ternura, em que o Papa se aproximou de Jeanne Mari, fez a cruz sobre sua testa e acariciou seu rosto com carinho. Ela, visivelmente emocionada, pegou a mão do Papa e a beijou com grande respeito. “Estou feliz por chegar à minha idade e ver o Santo Padre”, contou Jeanne Mari ao jornal local Corse Matin, com os olhos cheios de lágrimas. Ela ainda relatou que se casou em Ajácio em 1941. Orgulhosa, ela mostrou o pequeno presente que havia recebido do Papa: um terço branco, guardado em sua caixinha.
Confira as fotos da viagem nesta galeria: