Novena de Nossa Senhora Aparecida

    Meus queridos irmãos e irmãs, dentre os dias 03 e 11 de outubro, estamos reunidos para celebrar com grande alegria e devoção a Novena de Nossa Senhora Aparecida, nossa amada Padroeira, cuja intercessão sempre nos acompanha e nos aproxima de Deus. Este é um tempo de profunda oração, meditação e renovação espiritual, no qual voltamos nossos corações a Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, para que ela nos guie no caminho da fé e da entrega a Deus.

    A figura de Maria, especialmente sob o título de Nossa Senhora Aparecida, é um farol de esperança para todos nós, um exemplo de fé, humildade e confiança no Senhor. Através de sua intercessão, podemos aprender a viver nossa vida com maior entrega e gratidão a Deus.

    O evangelho que meditamos ao longo da novena nos revela o coração de Maria, uma mulher simples, mas cheia de graça, que soube reconhecer sua pequenez diante da grandeza de Deus. No Magnificat, Maria exalta a grandeza do Senhor e reconhece a ação misericordiosa de Deus em sua vida: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva” (Lc 1,46-48). Aqui vemos o coração de Maria totalmente entregue à vontade de Deus.

    Nossa Senhora Aparecida nos ensina que a humildade é o caminho para nos encontrarmos com Deus. Na simplicidade de seu coração, Maria acolhe o chamado divino e nos mostra que a verdadeira grandeza está em servir a Deus com amor e disponibilidade. Na nossa vida cotidiana, somos chamados a imitar essa atitude de humildade, reconhecendo que tudo o que somos e temos vem de Deus, e colocando nossas vidas a serviço do seu Reino.

    Nossa Senhora Aparecida é não apenas exemplo de fé, mas também nossa intercessora. Em muitos momentos de nossas vidas, nos deparamos com dificuldades e provações que parecem nos esmagar. Nessas horas, podemos contar com a presença amorosa de Maria, que, assim como nas Bodas de Caná, apresenta nossas necessidades ao seu Filho, Jesus, pedindo por nós: “Eles não têm mais vinho” (Jo 2,3). E sabemos que Jesus nunca se recusa a ouvir os pedidos de sua Mãe.

    A imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada de forma milagrosa nas águas do rio Paraíba do Sul, nos recorda que Maria está sempre próxima de seu povo. Ela se revela aos simples, aos que têm fé, e através dela Deus realiza grandes milagres. A pesca milagrosa dos pescadores que encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida é um sinal claro de que Maria está conosco, cuidando de nós, intercedendo por nossas necessidades e pedindo que confiemos em seu Filho, Jesus.

    Quantas vezes em nossa vida já experimentamos essa intercessão de Maria? Quantos testemunhos de graças e bênçãos recebidas pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida ouvimos e testemunhamos em nossas famílias, em nossas comunidades? Esta novena é um tempo de renovar nossa confiança na intercessão materna de Maria, entregando a ela nossas preocupações, dores e esperanças.

    Além de ser nossa intercessora, Maria é também um exemplo de serviço e amor ao próximo. Logo após o anúncio do anjo, Maria vai apressadamente ao encontro de sua prima Isabel, que também estava grávida, para ajudar. Esse gesto de Maria é um sinal claro de sua prontidão em servir e de seu amor pelo próximo. Ela não guardou para si o dom que recebeu, mas o compartilhou com alegria.

    Ao celebrarmos esta novena, somos convidados a seguir o exemplo de Nossa Senhora Aparecida em nossa vida diária. Somos chamados a sair de nós mesmos e a servir aos outros, especialmente aos mais necessitados, assim como Maria fez. Devemos ser sensíveis às necessidades das pessoas ao nosso redor, acolhendo-as com carinho e amor, e sendo instrumentos de paz e bondade em suas vidas.

    Nossa Senhora Aparecida é uma Mãe que caminha conosco. Em sua aparição e devoção no Brasil, Ela se fez presente como uma Mãe que acolhe os pequenos, os humildes, os que sofrem. Ao longo de nossa história, o povo brasileiro tem recorrido a Nossa Senhora Aparecida em momentos de grandes provações, e Maria nunca deixou de atender ao clamor de seus filhos.

    O encontro milagroso da imagem de Nossa Senhora nas águas nos lembra que, mesmo nos momentos de maior dificuldade, Maria está ali, pronta para nos ajudar a encontrar o caminho. A presença de Nossa Senhora Aparecida é um sinal de que Deus nunca nos abandona. Assim como Maria esteve ao lado de Jesus em sua missão, Ela está ao nosso lado, nos sustentando com sua presença materna.

    Queridos irmãos e irmãs, que esta novena seja um tempo de profunda renovação espiritual para cada um de nós. Ao meditarmos sobre a vida de Maria e sua intercessão em nossas vidas, somos chamados a abrir nossos corações para acolher o amor de Deus e seguir o exemplo de Nossa Senhora Aparecida.

    Confiemos nossas vidas à intercessão da Mãe Aparecida, pedindo que ela continue nos conduzindo a seu Filho, Jesus, e nos ajudando a viver com fé, humildade e amor. Que ela interceda por nós, por nossas famílias, por nosso país e por todas as nossas necessidades. E que, com o coração cheio de fé, possamos proclamar como Maria: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador!” Amém.

    +Anuar Battisti
    Arcebispo Emérito de Maringá (PR)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here