A partir do dia 15 e até o dia 22 de dezembro, a paróquia São Luís Gonzaga será palco de 14 apresentações que envolvem projeções internas de arte sacra, em sua maior parte inspiradas na Capela Sistina.
Quem nunca foi para o Palácio Apostólico, residência oficial do Papa, no Vaticano, vai poder ter uma ideia da magnitude da Capela Sistina durante o Natal Iluminado, projeto cultural gratuito realizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O evento, que tem o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio do Bradesco e Cielo, vai projetar no teto e no altar da igreja uma seleção de centenas de imagens de artistas como Michelangelo, Rafael, Bernini e Botticelli. Além dos clássicos, o Natal Iluminado também traz obras pouco conhecidas dos brasileiros, mas de valor histórico imensurável, como o batistério ortodoxo de Ravena.
“Buscamos fazer um mix entre clássicos famosos, obras menos conhecidas e conteúdo original, para proporcionar uma experiência mais rica e complexa para o público”, revela José Mauro Gnaspini, diretor de arte do Natal Iluminado e diretor da Virada Cultural de São Paulo. A arquitetura da igreja também foi considerada na escolha das imagens para garantir o máximo de acuidade nas exibições. “Utilizamos sete projetores de alta definição e luminosidade e dezenas de pessoas foram envolvidas na produção”, informa José Mauro.Além das projeções visuais haverá um auto de Natal representado na nave da igreja acompanhado de trilha sonora desenvolvida especialmente para o evento. O texto aborda um menino que sonha com a criação do universo em suas diversas etapas. “Nossa ideia foi desenvolver uma atração cultural e visual grátis para as pessoas que circulam na Avenida Paulista, visando facilitar o acesso à população, já que o local é um dos mais disputados do Natal na cidade”, revela Gui Afif, diretor geral do Natal Iluminado.
As apresentações acontecerão todas as noites e serão abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia ou ingresso, mas vale chegar com antecedência, pois em 2014, 11 mil pessoas conferiram o evento. “Estamos preparando um espetáculo que, com certeza, deve encantar a população, já que toca em temas profundos como a origem da vida e traz uma mensagem de esperança no final”, acrescenta Afif. O local comporta cerca de 400 pessoas sentadas e o espetáculo tem duração de 25 minutos.
Confira abaixo a fica técnica e agenda do evento:
Direção Geral: Gui Afif
Direção Técnica: Ricardo de Paula Eduardo
Direção Artística: José Mauro Gnaspini
Texto: Geraldo Lacerdine e André Luís Araújo
Narrador: Geraldo Lacerdine
Projeções: Alexis Anastasiou e Visualfarm
Trilha Original: Ricardo Perez
Canções: Grupo OPA
Coreografia Sandra Miyazawa
Programação
15/12/2015: 21h30
16/12/2015: 20h e 21h
17/12/2015: 21h30
18/12/2015: 20h e 21h
19/12/2015: 19h, 20h e 21h
20/12/2015: 21h
21/12/2015: 20h e 21h
22/12/2015: 20h e 21h
Local: Paróquia São Luís Gonzaga, Avenida Paulista, 2.378.