Ir. Grazielle Rigotti, ascj – Vatican News
Aparições, lacrimações, mas também locuções interiores, estigmas e outros fenômenos místicos ligados à Nossa Senhora acontecem em todo o mundo e são estudados. Por este motivo, foi instituído um observatório para analisar seja os estão em andamento como os que já ocorreram, mas ainda aguardam um pronunciamento da Igreja a respeito de sua autenticidade.
O objetivo traçado para o observatório “é dar apoio concreto ao estudo, autenticação e divulgação correta de tais eventos, sempre em harmonia com o magistério eclesiástico, as autoridades competentes e as normas em vigor pela Santa Sé sobre o assunto”, explica Pe. Stefano Cecchin (Ofm), presidente da PAMI (Pontifícia Academia Mariana Internacional). O Observatório operará de forma sistemática, estratégica, multidisciplinar e qualificada, também em colaboração com especialistas e pesquisadores, personalidades de alto nível no campo científico e autoridades eclesiásticas. É importante esclarecer, porque muitas vezes mensagens geram confusão, espalham cenários apocalípticos ansiosos ou mesmo acusações contra o Papa e a Igreja. Como poderia Maria, Mãe da Igreja, minar sua integridade ou semear medo e oposição, Ela que é Mãe da Misericórdia e Rainha da Paz?”. Da mesma forma, continua Cecchin, “é importante dar apoio ao treinamento, pois lidar com certos casos requer uma preparação adequada”.
O Observatório contém um Comitê Diretivo e um Comitê Científico Central. O primeiro inclui, além do Pe. Stefano Cecchin e seu coirmão, o Ir. Cecchin. Marco Mendoza, Secretário do PAMI, Irmã Daniela del Gaudio, Professora de Eclesiologia e Mariologia em vários Ateneu Pontifício (PUA, PUSC, APRA, Seraphicum) como Diretor, e Padre Raffaele Di Muro, dos Frades Menores Conventuais, Decano da Pontifícia Faculdade Teológica “São Boaventura” que editou o Dicionário de Fenômenos Místicos Cristãos como Diretor Adjunto.
Já o Comitê Científico Central inclui o Padre Gian Matteo Roggio, missionário de Nossa Senhora de La Salette, conselheiro da PAMI e professor da Pontifícia Faculdade Teológica Marianum, o reitor da mesma universidade, Padre Denis Kulandaisamy, da Ordem dos Servos de Maria, o especialista em Mariologia Padre Salvatore M. Perrella, também da mesma ordem, Luciano Regolo, co-editor das revistas Famiglia Cristiana e Maria con te, e Paolo Cancelli, advogado especializado em proteger pessoas frágeis do crime de evasão.
Além disso, em breve serão criados comitês científicos locais, seguindo a lógica de uma rede operacional que pode ampliar cada vez mais seu alcance. O Observatório, que iniciará oficialmente suas atividades com sua primeira reunião no sábado 15 de abril de 2023 na sede da Academia, também será capaz de atender e operar “em campo” de acordo com as necessidades ou pedidos de apoio.
O objetivo do Observatório, conclui padre Cecchin, é também o de “agir com eficiência e capilaridade, ativar comissões nacionais e internacionais para avaliar e estudar aparições e fenômenos místicos relatados em várias áreas do mundo, para promover atividades de atualização e treinamento sobre esses tipos de eventos e seus múltiplos significados espirituais e culturais, promover atividades de divulgação e consultoria de alto nível, especialmente a serviço das Igrejas locais e dos bispos, mas também atividades de pesquisa transdisciplinar em conjunto com instituições acadêmicas, tanto leigas como eclesiásticas, e a publicação dos resultados da pesquisa realizada”.