Celebra-se em 24 de março o “Dia de oração e jejum em memória dos Missionários Mártires”. Neste dia, em 1980, foi assassinado Dom Oscar Arnulfo Romero, Arcebispo de San Salvador, beatificado em 23 de maio de 2015. Neste Dia anual de oração e jejum, se faz memória daqueles que no mundo derramaram o sangue pelo Evangelho. Este ano, a data coincide com a Quinta-feira Santa, por isso as comunidades poderão celebrá-la também em outra ocasião considerada mais oportuna. Esta Dia é celebrado em vários países do mundo, promovido por dioceses, institutos religiosos e realidades missionárias.
A marca da misericórdia
No Jubileu extraordinário da Misericórdia que a Igreja está vivendo, o Dia de 2016 tem como tema “Mulheres e homens de misericórdia”. Como escreve Pe. Michele Antuoro, Diretor de Missio Itália, “são eles que souberam ‘viver a riqueza da missão de Jesus que ressoa nas palavras do Profeta: levar uma palavra e um gesto de consolação aos pobres, anunciar a libertação a quantos são prisioneiros das novas escravidões da sociedade contemporânea, devolver a vista a quem já não consegue ver porque vive curvado sobre si mesmo, e restituir dignidade àqueles que dela se viram privados’ (Misericordiae Vultus). Jesus é a Face Misericordiosa do Pai, Nele, as faces de Pe. Andrea Santoro, Dom Oscar Romero, Pe. Sandro Dordi….. e de tantos que, como peças de um mosaico, compõem e revelam o ícone de um Pai rico de misericórdia”.
Como celebrar
O subsídio preparado para a animação do Dia, que pode ser baixado no site de Missio Itália, compreende uma reflexão teológica sobre o tema, os perfis de quatro missionários assassinados, o elenco dos missionários mortos em 2015 e algumas indicações de orações: Via-Sacra, Liturgia Penitencial, Lectio, Vigília de oração e Adoração Eucarística.
O Dia dos Missionários Mártires é celebrado desde 1993, por iniciativa do Movimento Juvenil Missionário das Pontifícias Obras Missionárias italianas.
Fonte: Rádio Vaticano