“Missa Dourada” Para Cientistas no MIT

    A Sociedade de Cientistas Católicos dos Estados Unidos, grupo de fiéis dirigido pelo Arcebispo da Filadélfia, Dom Charles Chaput, celebrou pela primeira vez a “Missa Dourada”, uma Missa especialmente dedicada às intenções dos cientistas católicos, à semelhança da “Missa Vermelha” celebrada para os juristas católicos ou a “Missa Azul” para policiais de várias Dioceses dos Estados Unidos.

    “A Fé e a razão são ambos os dons de Deus”, recordou ao ‘The Boston Pilot’ o Padre Nicanor Austríaco, sacerdote dominicano que presidiu a Missa. “A ciência é somente uma expressão de como a pessoa usa a razão para interrogar a realidade”. A complementariedade da Fé e a razão na busca de Deus foi amplamente exposta por São João Paulo II na Carta Encíclica justamente chamada ‘Fides et Ratio’ (Fé e Razão). “Muitas pessoas assumem que se você é um fiel religioso, você é tonto ou apaga sua racionalidade quando se trata de questões nas quais a religião é a resposta”, se lamentou o Capelão do MIT, Padre Daniel Moloney. “Muito frequentemente os cientistas trabalham em um ambiente que é quase sempre indiferente e às vezes inclusive hostil à sua Fé. Os cientistas católicos podem ser uma ponte entre o mundo da Fé e o mundo da ciência”.

    A celebração ocorreu em ‘Massachusetts Institute of Technology’ (popularmente conhecido pelas siglas MIT), um dos principais centros de investigação do país, o dia 14 de novembro. O evento contou com o apoio do ‘Tech Catholic Community’, o grupo de norte-americanos católicos da instituição. O termo “dourada” faz referência à cor dos barretes empregados pelos graduados no doutorado em Ciência. A data do evento foi escolhida para honrar a memória de Santo Alberto Magno, Doutor da Igreja e Padroeiro dos Cientistas, que foi um frade dominicano alemão com estudos em Ciências Naturais, Matemáticas, Astronomia, Filosofia, Ética, Política e Metafísica. Suas obras sobre ciências compõem 40 volumes do que poderia qualificar-se como uma enciclopédia medieval e seu pensamento foi uma das bases de aplicação do método indutivo de raciocínio, assim como um dos responsáveis de introduzir a obra de Aristóteles na cultura cristã (1)

    Deus Está Por Trás da Criação e de Todas as Coisas

    Dr. John Glenn morreu aos 95 anos, no dia 8 de dezembro de 2016, e será recordado pela História como o primeiro astronauta norte-americano que deu a volta à Terra a bordo da nave Frienship 7, em 1962. Em 1998, ele rompeu outro recorde mundial: foi o homem mais velho a viajar ao espaço, com 77 anos. Depois da sua proeza, Glenn declarou: “Para mim é impossível contemplar toda a criação e não acreditar em Deus”. “O pioneiro afirmou acreditar que Deus está por trás da criação e de todas as coisas”.

    John Glenn se encontrou com o Papa Paulo VI no Palácio Apostólico do Vaticano durante viagem pela Europa como embaixador da NASA e da presidência norte-americana em 1965, ano em que se abriu o quarto e último período do Concílio Vaticano II (2).

    Conclusão

    Amar o Senhor bom Deus, amar o próximo, buscar o conhecimento da ciência sagrada, interagir fé e ciência, razão e religião, justiça e caridade, liberdade e a dignidade da pessoa humana são a epistemologia da abissalidade imanente e transcendente. A sabedoria divina está integrada a mentes profundas em busca da sapiência sem fim e toda descoberta deve ser colocada para o bem comum. Quanto mais estudos científicos e a pesquisa da santíssima fé, o bem, a fraternidade, a paz, o ecumenismo e o diálogo vão construindo um mundo melhor. Nossa era é marcada pelo avanço da ciência e pelo progresso tecnológico, daí também a conexão dos dois com a espiritualidade para a revolução social e religiosa em prol da humanidade em todas as maravilhas de felicidade, caridade e paz.

    Pe. Inácio José do Vale
    Professor e conferencista
    Sociólogo em Ciência da Religião
    Irmãozinho da Fraternidade da Visitação de Charles de Foucauld
    E-mail: pe.inacio.jose@gmail.com

    Notas:

    (1)http://www.gaudiumpress.org/content/83602
    (2)http://pt.aleteia.org/2016/12/15/john-glenn-o-astronauta-que-descobriu-deus-no-espaco/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here