Missa comemora os 64 anos da diocese de Marília

Celebração reuniu centenas de fiéis na Catedral de São Bento. Participantes também prestaram homenagens aos bispos falecidos

Em missa especial realizada, no dia 16 de fevereiro, na Catedral Basílica de São Bento, os fiéis católicos comemoraram o aniversário de criação da diocese de Marília, em São Paulo. Este ano, a diocese, que abrange 37 municípios da região Alta Paulista do Estado de São Paulo, completa 64 anos.

Presidida pelo bispo diocesano, dom Luiz Antonio Cipolini, a cerimônia reuniu centenas de fiéis. Além dos devotos, o evento também contou com as presenças do bispo emérito, dom Osvaldo Giuntini, de padres, religiosos e seminaristas.

Em sua homilia, dom Cipolini, lembrou toda a história da diocese, desde a sua criação com o então bispo de Lins, dom Henrique Gelain, que atuou como administrador apostólico entre os anos de 1952 e 1954, até o bispo emérito que governou a diocese de 1992 a 2013.

Além de todo o empenho na evangelização realizado ao longo dos anos, dom Cipolini ressaltou também a dedicação de dom Paulo Roberto Beloto, filho da diocese de Marília e atual bispo de Franca. “Sua memória, seu trabalho incansável e seu caráter firme permanecem gravados na lembrança e nos documentos da Cúria diocesana”, afirmou.

Dirigindo-se ao bispo emérito, dom Cipolini manifestou sua gratidão. “Dom Osvaldo, pelos inúmeros serviços prestados, com humildade e mansidão, ao longo de mais de trinta anos, todos nós lhe somos profundamente agradecidos”, disse.

“Devemos ter sempre diante de nós o exemplo de Cristo e assumir o autêntico espírito de serviço evangélico para com a porção do povo de Deus que nos foi confiada”, acrescentou dom Luiz, ao motivar os presentes a rezar e trabalhar diariamente em favor da diocese, tendo como prioridade o Primeiro Plano Diocesano de Pastoral.

Ao final da celebração, os presentes recitaram a Oração pela Diocese de Marília e, com ofertas de flores, prestaram homenagens aos primeiros bispos diocesanos, dom Hugo Bressane de Araújo e dom frei Daniel Tomasella, que estão sepultados na cripta da catedral.
Com informações e foto da Pascom de Marília

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here