Mensagem vídeo de Tveit para Dia Mundial de Oração pela Criação

Genebra (RV) – “Como cristãos, temos esperança. Cremos que Deus não abandona a Criação e que nós mesmos podemos tornar-nos faróis daquela esperança difundindo as sementes de um futuro diferente.”

Clique aqui para ouvir.

É o que afirma o secretário geral do Conselho Ecumênico de Igrejas, Pastor Olav Fykse Tveit, numa mensagem vídeo para o Dia Mundial de Oração pela Salvaguarda da Criação, a ser celebrado na próxima quinta-feira, 1º de setembro.

Orações, mas também ações concretas em prol da Criação

Na mensagem vídeo Tveit exorta todos os cristãos à oração, bem como a uma ação concreta em prol da Criação e, em particular, a pressionar os governos a fim de que assinem o acordo de Paris sobre o clima; a pedir indicadores alternativos de crescimento que possam auferir melhor a saúde das comunidades e dos ecossistemas e mais investimentos em fontes alternativas aos combustíveis fósseis.

Com essa finalidade, o Conselho Ecumênico de Igrejas, em colaboração, entre outros, com o Network da Oração Mundial do Papa e o Movimento global católico em favor do clima realizou o site internet www.SeasonofCreation.org em que os cristãos são convidados a participar, organizar e indicar as iniciativas de oração e a aderir às múltiplas campanhas de ação e sensibilização sobre a Criação promovidas pelas Igrejas nas cinco semanas entre a jornada de 1º de setembro e 4 de outubro, solenidade de São Francisco de Assis.

O site acolhe também os subsídios e o material colocado à disposição dos fiéis católicos pelo Movimento global católico em favor do clima, entre os quais, a Encíclica do Papa Francisco “Laudato si” sobre o cuidado da casa comum.

Dia da Criação nascido por iniciativa do Patriarcado de Constantinopla

O Dia da Criação nasceu por uma iniciativa do Patriarcado Ortodoxo de Constantinopla que a lançou em 1989. Ao longo dos anos foi progressivamente adotado por várias Igrejas protestantes, bem como por numerosas Conferências episcopais católicas, assumindo sempre mais um caráter ecumênico e é na esteira dessas iniciativas que em 6 de agosto de 2015 o Papa Francisco – no seguimento da “Laudato si” – instituiu para toda a Igreja o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, fixando como data o dia 1º de setembro.

A carta de convocação ressaltava o forte valor ecumênico da iniciativa convidando a sintonizar as iniciativas católicas também com as do Conselho ecumênico de Igrejas.

 

Fonte: Rádio Vaticano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here