Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2023

    “Ascese quaresmal, itinerário sinodal”

    Todos os anos, por ocasião do início do período quaresmal, o Papa publica uma mensagem para que toda a Igreja possa viver bem esse tempo. O Tempo da Quaresma é um tempo muito rico e nos aproxima do mistério central da nossa fé, que é a paixão, morte e ressurreição do Senhor.

    A íntegra do texto pode ser acessada em https://www.vatican.va/content/francesco/pt/events/event.dir.html/content/vaticanevents/pt/2023/2/17/messaggio-quaresima.html

    A Quaresma tem início na Quarta-Feira de Cinzas e dura 40 dias, indo até tarde de quinta-feira da semana santa. Durante a Quaresma, recordamos os 40 dias que Jesus ficou no deserto sofrendo as tentações e os 40 anos que o povo de Deus passou no deserto até chegar à terra prometida e tantos outros episódios de 40 dias, 40 anos que estão nas escrituras. O Tempo da Quaresma é um convite a todos os cristãos para a conversão e mudança de vida, por meio de três práticas espirituais: oração, jejum e caridade. É um tempo marcado pela penitência em que todos os fiéis são chamados a se aproximar do sacramento da reconciliação e de uma vida mais perto de Deus.

    Todos os fiéis têm que fazer um esforço de participar das missas ao longo do período quaresmal, sobretudo, ao longo dos domingos iniciando com a Quarta-Feira de Cinzas, dia de jejum e abstinência. Se for possível participar das missas ao longo da semana também, pois esse tempo nos convida para que tenhamos uma vida de oração constante.

    O tema escolhido pelo Papa Francisco para a mensagem da Quaresma deste ano é: “Ascese quaresmal, itinerário sinodal”. A ascese quaresmal que o Papa se refere é que durante esse período quaresmal cada fiel deve se aproximar mais de Deus e da vida de oração, do mesmo modo que Jesus subiu ao Monte Tabor com os três discípulos e se transfigurou diante deles, durante esse período quaresmal, temos que aceitar o convite de Jesus e subir ao monte com Ele e ter uma vida de oração mais intensa. O Papa vai aprofundar o texto do evangelho do segundo domingo de quaresma nessa sua mensagem deste ano.

    No tempo em que vivemos, temos que intensificar nossas orações pelo mundo inteiro, pois alguns países estão em guerra, também pelo nosso país que tem violência (guerras urbanas) e, ultimamente, lugares afetados e devastados pelas chuvas de verão. Pedir pelo fim da pandemia que ainda contamina pessoas, pelo fim da fome e da miséria em nosso país e no mundo inteiro, tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Esses momentos de oração não devem ser feitos somente durante a missa, mas podemos ter esses momentos de oração em casa com a família ou com grupos de amigos. A vida de oração com certeza será a nossa ascese quaresmal.

    O itinerário sinodal significa caminhar juntos, ou seja, todos os fiéis são convidados a caminhar junto com a Igreja e a rezar por ela. Todos têm que rezar para que “as portas do inferno” não prevaleçam sobre a igreja, e por mais que haja ventos contrários, a Igreja continue a missão de anunciar o Evangelho. Temos que amar mais ao próximo como a nós mesmos, do mesmo modo que Jesus pediu.

    Através da ascese quaresmal, compreendemos que é necessário passar pelos sofrimentos desse mundo para depois adentrarmos na glória da vida eterna. Temos que tomar a nossa cruz de cada dia e permanecer firmes no seguimento a Cristo. A ascese quaresmal nos ajuda a termos o pensamento como o de Deus e não como o pensamento humano, ou seja, temos que entender e compreender que somos humanos e limitados e que passaremos por algumas dificuldades na vida até chegar à vida eterna.

    A ascese quaresmal nos ajuda a compreender que somos limitados e finitos, ou seja, do mesmo modo que Cristo morreu, nós também morreremos, mas a morte não é o fim, mas o início da vida eterna. A ascese quaresmal nos ajuda a compreender que a vida aqui na terra é passageira e temos que almejar a vida eterna. Temos que viver a nossa vida aqui na terra intensamente, principalmente, cuidando do nosso corpo que é templo de Deus e morada do Espírito Santo. É preciso guardar o nosso corpo de toda a maldade e preserva-lo para a vida eterna.

    A ascese quaresmal e o caminho sinodal nos ajudarão a subir ao monte com Jesus e a viver bem o tempo quaresmal. Através de uma vida de oração constante e caminhando junto com a Igreja, entenderemos o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Através da participação constante na missa, compreenderemos o mistério de amor de um Deus que morre por nós, para nos salvar. Não celebramos um Deus morto, mas um Deus vivo que venceu a morte.

    Através da ascese quaresmal e do caminho sinodal, compreenderemos ainda o sofrimento e a dor do próximo e teremos um olhar de compaixão para o próximo. O tema da Campanha da Fraternidade desse ano para a Igreja no Brasil nos ajuda a olhar o sofrimento de muitos irmãos nossos e como podemos ajudar muitas famílias a saciar a fome. Podemos ajudar nessa campanha levando um alimento não perecível em nossas paróquias para compor a cesta básica das famílias carentes, ou ainda, na celebração do Domingo de Ramos quando acontece a coleta da solidariedade, onde ofertamos um pouco do que temos para ajudar as comunidades carentes atendidas pela Igreja.

    Vivamos bem esse período quaresmal, não como um tempo triste ou de luto, mas pelo contrário, um tempo de profunda reflexão, e como podemos ajudar melhor o nosso próximo. Sejamos solidários e atentos às necessidades daqueles que são próximos a nós. Subamos ao monte com Jesus, através da nossa vida de oração e almejemos a vida eterna.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here