A partir desta terça-feira, realiza-se no Centro de Pastoral e Espiritualidade da Conferência Episcopal da Colômbia a reunião do Conselho de Adminsitração da Fundação Populorum Progressio, do Pontifício Conselho Cor Unum.
Todos os anos, os membros da Fundação se reúnem para estudar e avaliar o financiamento de projetos apresentados em favor das populações indígenas, mestiças e afro-americanas da América Latina e do Caribe. Do Brasil, participa o Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger.
O Conselho de Administração realiza suas reuniões num país latino-americano, com a finalidade de conhecer as atividades de cada Igreja. Este ano, foram apresentados 203 projetos, num total de quase três milhões de dólares, provenientes de 19 países.
Como acontece todos os anos, as nações mais ativas na apresentação dos projetos foram: Brasil (59), Colômbia (42), Peru (15), Equador (16) e El Salvador (6). Também apresentaram projetos: Haiti (12), Guatemala (5), Argentina (5), Bolívia (10), Paraguai (4), Chile (4), Cuba (5), Costa Rica (6), México (3), Venezuela (2), Nicarágua (3), República Dominicana (2), Honduras (2) e Uruguai (2).
Os fundos provêm principalmente do Comitê de ajuda em favor do Terceiro Mundo da Conferência Episcopal Italiana e de benfeitores privados.
A Fundação se encontra num processo de renovação, seja de seus membros, seja do secretariado. Pretende-se oferecer novos instrumentos de difusão das atividades do organismo e, possivelmente, mudanças no método de trabalho da Fundação.
Neste encontro, serão eleitos os novos Presidente e Vice do Conselho de Administração.
Fonte: Rádio Vaticano
Local: Bogotá