Maus e Bons Hábitos

    “Para mudar nossos hábitos, primeiro temos que assumir o compromisso profundo de pagar o preço que for necessário”.

    William James (1842-1910), foi um filósofo e psicólogo americano. O primeiro intelectual a oferecer um curso de psicologia nos Estados Unidos e é considerado “pai da psicologia americana”.

    Um jornal publicado em 2006 pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, descobriu que mais de 40% das ações cotidianas das pessoas não eram realmente decisões, mas hábitos.

    O hábito é a tendência ou comportamento, geralmente inconsciente, que resulta da repetição frequente de certos atos, rotina e automatismo.

    Hábito vem do Latim Habitus, quer dizer: “condição, aparência, vestimenta, comportamento”, particípio passado de Habere, “ter, segurar, possuir”. Ter um hábito é vestir um adorno que leva ao comportamento e assegura possuir algo. Seja de qual for esse algo habitual, terá retorno com absoluta certeza.

    Modalidade motriz da memória que se manifesta na forma de atividades facilitadas pela sua repetição, segundo a psicologia. Na psicologia o hábito como qualquer comportamento que repetem regularmente ou que requer pouca ou nenhuma razão naquilo que é aprendido e inato. Alguns hábitos são manias que algumas pessoas desenvolvem e por isto na maioria das vezes devemos ter cuidados com nossos hábitos para não agredir, ofender, humilhar, excluir as pessoas que não tem estes hábitos que em muitas das vezes pode ser algo negativo e destrutivo em nossas vidas.

    Somos seres cuja existência é vivenciada por hábitos. Os bons hábitos têm força de articulação em nossa vida, na assertividade, na felicidade, na prosperidade e na nossa resiliência para alcançarmos triunfos. Principalmente a nossa saúde física, emocional e mental.

    Se a rotina, a repetição, a mesmice for negativa, cria-se um hábito que podemos chamar de liturgia mortal. Todo comportamento condicionado nessa esfera, torna a pessoa problemática e destrutiva na vida pessoal, familiar, profissional e social.

    Quem é portador de péssimos hábitos, maus costumes e vícios, carrega em sua vida: derrotas, inimizades, infelicidade, incompatibilidades, desrespeitos, e se tiver prole, está pode causar prejuízo à sociedade.

    Vida com dignidade é pautada na lei e na ordem, na ética e nas virtudes, no amor e na fé, na paz e na solidariedade, na sabedoria e nos excelentes hábitos.

    A vida bem-sucedida se encontra em hábitos positivos, configurados numa progressão sapiencial. O menu desta plataforma é a convivência de tudo aquilo que inspira contemplação de otimismo, energia positiva, motivação, beleza da arte, terapia, espiritualidade e a comunhão com pessoas inteligentes, felizes e vitoriosas. Lidar com pessoas elegantes, educadas, intelectuais, com potencial de vitória, é ter a certeza da posse de grandes vitórias!

    Os hábitos surgem, segundo os cientistas, porque o cérebro está todo o tempo buscando formas de poupar esforço e ser mais eficiente, liberando espaço e energia que seriam dispendidos em pequenas ações para se dedicar a tarefas mais sofisticadas e, assim, garantir a nossa sobrevivência.

    O cérebro precisa de bons hábitos, de criatividade, novidades, belas imaginações e impactantes empreendedorismos, daí a produtividade eficiente e sofisticado sucesso!

    O hábito de ler literaturas maravilhosas, assistir programas de qualidades positivas, conviver com pessoas otimistas, visualizar a beleza artística, leva o indivíduo a pensar, a escrever e proceder positivamente. Nesta configuração o indivíduo é um instrumento do bem e progresso de felicidades para todos!

    Dr. Inácio José do Vale

    Psicanalista Clínico, PhD

    Qualificado em Psicologia Clínica e Educacional

    Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea

    Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica

    Fontes:

    https://exame.com/negocios/releases/unimed-encoraja-a-populacao-a-buscar-habitos-saudaveis/

    https://www.alexandrasanglard.com.br/post/quer-mudar-seus-resultados-mude-seus-h%C3%A1bitos

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here