Macumba e feitiçaria

    Quem tem fé e confia em Deus não teme macumba, feitiço, magia , bruxaria, mandinga, despachos e outras tolices.

    A consulta aos horóscopos e às benzedeiras,  a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e da sorte e tudo que esconde uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e sobre os homens, numa crença ingênua em poderes ocultos, demonstra ignorância religiosa e cultural.

    O Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 2116 é claro: “Essas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor devemos exclusivamente a Deus”.

    Recorrer a tais métodos é pecado que se torna ainda mais grave quando se deseja prejudicar o próximo usando tais atitudes.

    Todo recurso ao charlatanismo e indigno do cristão demonstrando falta de fé e de inteligência.

    O verdadeiro seguidor de Cristo nunca se deixa, além disto, levar por qualquer tipo de superstição.

    Ao cristão autêntico e praticante a ele basta Deus e os meios que Cristo por sua Igreja lhe oferece.

    Longe do autêntico discípulo de Jesus inclusive atribuir uma importância mágica a certas praticas religiosas, o que demonstraria profunda ignorância teológica.

    O cristão confia todos os seus problemas a Deus e repete confiante: “O Senhor é meu pastor nada me há de faltar” (Sl 22).

    O  fruto da oração confiante é o reconforto, a calma, a alegria de viver, a intuição da sabedoria divina. São Gregório de Nissa numa de suas homilias mostrou que quem  corre para Deus se torna maior e mais alto do que é em sua pequenez, pois graças superabundantes jorram para quem sabe orar com confiança e perseverança.

    Está no livro de Habacuc: “O justo viverá pela sua fidelidade” (Hb 2,3).    Esta tudo obtém do Todo-Poderoso Senhor.

    O cristão, porém, sabe que Deus não é um mero distribuidor de graças e a prece não tem um caráter mágico.

    O critério divino é aquilo que convém à vida eterna de cada um.

    Com efeito, Jesus afirmou que “o Pai celeste dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem”.

    É este Espírito Divino que leva á adesão à vontade de Deus que quer a salvação daqueles que a Ele se dirigem. Jesus na língua aramaica significa “Deus salva” e tudo que se solicita ao céu deve estar de acordo com este plano salvífico.

    O certo é que quem em Deus confia nada tem a temer.

    Reza confiante no Senhor: “Sede para mim qual rocha de refúgio, cidadela defensiva onde me possa salvar” (Sl 30,3).

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here