LUZ QUE ILUMINA TODAS AS GENTES

    Natal! Qual é a natureza a desta solenidade?  Festejamos o nascimento de uma criança. Este Menino que é Deus em pessoa. Um nascimento como todos os outros, mas um nascimento extraordinário, que foi assumido pela maternidade e na virgindade, A maternidade de Maria que nos festejaremos daqui a uma semana no dia primeiro de Janeiro de 2023.

    Maternidade divina que termina na oitava do Natal e que abrirá o ano civil, ano da graça de 2023, maternidade assumida numa virgindade, no ser mesmo de Maria a qual fora Imaculada em sua Conceição. Jesus é verdadeiramente um homem, mas cuja pessoa é divina. Não é Deus que vem em uma pessoa é a segunda Pessoa da Trindade, o Filho, o Verbo, o Único, gerado, não criado, que toma carne de Maria e neste momento sua alma humana é criada e Jesus terá esta dupla vontade, que não é de uma vontade divina na sua única Pessoa que é a Pessoa do Verbo a qual assume a natureza humana que obedece, que entra em comunhão íntima com a Pessoa do Verbo.  É o que se chama “comunicação dos idiomas”: tudo o que podia passar da divindade na humanidade e da humanidade na divindade se realiza na Pessoa do Verbo e, dizendo isto, estamos no limiar do Mistério e não seremos nunca capazes de explicar na sua totalidades quem é Jesus ou quem é a Trindade. Deus nos ultrapassa e ultrapassará sempre, mas a revelação que Deus nos oferece sobre seu ser e nosso próprio ser nos introduz realmente neste nosso conhecimento e em nossa comunhão com Ele. A luz de Deus e a grandeza de Deus nos ultrapassa. Nós somos chamados a entrar neste Mistério de amor do qual não somos a fonte, mas os beneficiários. Devemos nele adorar a Deus, pois “o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós”

    (Jo 1,14) Como diz São Paulo, “dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. (“Rm11,36), Ele é, de fato, a luz quer ilumina todas as gentes. Em Jesus Deus se faz vulnerável, e o Todo-Poderoso se torna uma pequena criança, se faz semelhante a nós, e a Ele acessível. Ele esconde sua glória, seu poder. Deus não tem necessidade de mostrar seu poder, como nós os seres fracos que temos por vezes a precisão de nos mostrar fortes, não obstante nossa fraqueza. Nós somos convidados a escutar a Palavra, o Verbo de Deus que nos é dirigida neste seu Natal. A voz do Senhor que fala ao nosso coração. Deus nos fala sem cessar. Ele fala à nossa consciência. Temos uma alma espiritual, o que caracteriza nessa pessoa.  Somos chamados a escutar, a receber o Verbo que vem até nós.

    Como Maria saibamos O acolher.  Portanto, receber Jesus, contemplá-lo e escutá-lo o que Ele nos quer dizer neste seu Natal. Procurar sabem o que Ele solicita de nossa vida pessoal, o que podemos melhorar em nossa existência cristã, para que sua palavra seja fecunda em nossa vida. Jesus é sempre fonte de vida, vida que é luz. O Natal nos convida a sermos luz, canais que transmitem a vida divina aos irmãos e irmãs, ajudando-os a crescer espiritualmente. Cumpre levar por toda parte Jesus que é a fonte de vida, a plenitude da vida. Ele que transfigura nossa existência. Acolhamos o Menino Deus com fé, com respeito e muito amor. Deixemo-nos transformar por esta Palavra que se fez carne e habitou entre nós e se fez o nosso Salvador.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here