Líbano: Igreja maronita publica documento sobre a situação atual do país

O Patriarca de Antioquia dos Maronitas, Cardeal Bechara Boutros Raï, anunciou a publicação, na próxima quarta-feira, 5 de fevereiro, de um documento oficial sobre a situação atual do Líbano.

O documento do Patriarcado maronita está sendo preparado desde agosto passado e ilustra as prioridades para o país, preocupações e observações de todos os responsáveis libaneses encontrados nesse período. É o resultado dos encontros mensais dos bispos maronitas em Bkerké, sede do patriarcado.

Reiterando que a situação do país é grave e que os cristãos devem contribuir para o desenvolvimento da região, o Cardeal Boutros Raï convida as autoridades políticas a contribuírem na formação de um governo de unidade nacional.

O País dos Cedros vive há vários anos uma espécie de impasse político. Hoje, mais uma vez não foi obtida no Parlamento a quantidade mínima obrigatória para iniciar a sessão, adiada para 4 de março próximo. Esse foi o nono adiamento consecutivo, provocado pela falta de acordo sobre a formação de um novo Executivo, depois do pedido de demissão, em março de 2013, do primeiro-ministro, Najib Mikati.

Infelizmente, mais uma onda de violência se abateu contra o Líbano. No último dia 21, um atentado à bomba num bairro xiita do sul de Beirute, conhecido reduto do grupo Hezbollah, deixou pelo menos cinco mortos e vinte e cinco feridos.

 

Local: Beirute
Fonte: Rádio Vaticano