“Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”

    Celebramos neste domingo o 28º desse Tempo Comum, dentro da perspectiva do Mês Missionário e do Rosário. Em Belém estamos no grande Círio de Nazaré. Na próxima quarta-feira, celebraremos Nossa Senhora Aparecida. Hoje, nos reunimos em torno da mesa da Palavra e da Eucaristia para ouvir o que o Senhor tem a nos dizer e para nos alimentarmos do seu Corpo e Sangue.

    A liturgia deste domingo nos ensina a importância da ação de graças, de sermos gratos a Deus por tudo o que ele nos concede. Não somente a Deus, mas sermos gratos a tantas pessoas que passam por nossa vida e nos fazem o bem. Ser grato é uma questão de educação e de caráter. Muitas vezes, só sabemos pedir e esquecemos de agradecer. Deus sempre está pronto a nos atender e ajudar, mesmo que às vezes esqueçamos de agradecer, mas algumas vezes encontraremos pessoas no mundo que se não formos gratos a elas, não nos ajudarão mais.

    No Evangelho Jesus cura dez leprosos e apenas um volta para agradecer e esse que volta para agradecer, é um samaritano. Os samaritanos não eram bem-vistos pelos judeus que diziam que eles não viviam verdadeiramente a religião e eram impuros. Com esse fato, Jesus quer dizer que os judeus que se dizem religiosos e deveriam crer que Ele era o Messias, não agradecem os inúmeros sinais que Ele realiza, e um samaritano, que os judeus diziam não crer, volta para agradecer e acredita que Ele é o Messias.

    Por isso, sejamos gratos a Jesus por tudo o que Ele faz em nossa vida e creiamos que Ele é o Messias que devia vir ao mundo. Que a graça de Deus sempre nos preceda e nos acompanhe. Sejamos gratos a Deus ouvindo o que Ele tem a nos dizer e colocando em prática a sua Palavra.

    A primeira leitura da missa desse domingo é do segundo livro dos Reis (2Rs 5, 14-17). Esse trecho do livro conta a história de Naamã, o sírio, que mergulhou sete vezes no rio a pedido do profeta Eliseu e ficou curado da lepra. Após ser curado, ele se apresenta ao homem de Deus para agradecer e leva um presente consigo. Eliseu não aceita o presente, pois o presente maior para ele foi a cura de Naamã. E o presente que Naamã deveria oferecer a Deus é o agradecimento. Ele agradece por tudo o que Deus fez por ele e promete não adorar mais outros deuses, mas somente ao Senhor.

    O salmo responsorial é o 97 (98) que diz em seu refrão: “O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações revelou a sua justiça”. Por meio das obras do Senhor, conhecemos a salvação, Ele liberta os cativos, ajuda os pobres e eleva os humildes. Para quem acredita N’Ele, Ele revela a salvação. A fé é um meio de agradecer a Deus por tudo o que Ele faz em nossa vida, inclusive, o dom da vida.

    A segunda leitura desse domingo é da segunda carta de São Paulo a Timóteo (2Tm 2, 8-13). Paulo recomenda a Timóteo a não se esquecer de Jesus Cristo e lembrar de sua descendência. É por Ele que Paulo anuncia o evangelho e suporta a prisão. Mesmo nas dificuldades, temos que suportar tudo por amor a Cristo. Mesmo se formos infiéis a Cristo, Ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. Ele nos atende mesmo quando não acreditamos mais.

    O Evangelho da missa desse domingo é de Lucas (Lc 17, 11-19). Jesus estava caminhando indo para Jerusalém e passou entre os povoados da Samaria e Galileia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro.

    Eles pararam a distância e gritaram pedindo que Jesus tivesse misericórdia deles. Jesus escuta o pedido deles e pede que eles se apresentem ao sacerdote. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que havia ficado curado, voltou até Jesus para agradecer, e louvando a Deus, caiu aos seus pés, com o rosto por terra.

    Esse homem que voltou para agradecer era samaritano. Os samaritanos não tinham bom relacionamento com os judeus, pois os judeus os consideravam como raça impura, pois surgiram após o exílio da Babilônia. Os judeus excluíam os samaritanos e diziam que eles não seriam salvos.

    Esse fato acontece para mostrar que Deus é misericordioso com todos os povos, raças ou nações e não olha a nossa condição social. Realça, ainda, que Deus quer salvar todos os povos, independentemente se são samaritanos ou não.

    Este evangelho nos indica a importância de sermos gratos a Deus. Tudo o que acontece na nossa vida, temos que agradecer a Deus, sejam as coisas boas ou aquelas não tão boas. Por vezes, só pedimos a Deus que as coisas se realizem, mas esquecemos de agradecer. A ação de graças é muito importante, pois ao agradecer, receberemos muitas outras graças de Deus.

    Estamos no mês missionário, portanto, sejamos gratos a Deus, anunciando com alegria a Palavra da Salvação. Sigamos o exemplo de Paulo e permaneçamos firmes na fé, mesmo nos momentos difíceis. Lembremos que o Senhor sempre é fiel e a sua misericórdia não faltará.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here