Vatican News
Durante a Audiência Geral, desta quarta-feira (19/11), o Papa Leão XIV anunciou que a segunda Jornada Mundial da Criança (JMC) será realizada, em Roma, de 25 a 27 de setembro de 2026.
A Jornada Mundial da Criança, promovida pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, será um momento de encontro, oração e festa que envolverá as crianças e suas famílias de todo o mundo. Ao final da Audiência Geral, Majd Bernard, de sete anos, proveniente de Gaza, e o padre Enzo Fortunato apresentaram ao Papa a bandeira com o logotipo oficial da próxima Jornada Mundial da Criança. O Papa, então, abençoou e assinou a bandeira, que se tornou, assim, um símbolo do caminho que levará ao evento de 2026.
A beleza da paz
“Na próxima Jornada Mundial da Criança, a Igreja deseja, mais uma vez, dedicar especial atenção ao mundo da infância e ao ambiente natural em que as crianças vivem e crescem, ou seja, a família”, declarou o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Farrell. “É preciso mostrar às crianças a beleza da paz, a paz vivida antes de tudo, em suas famílias, nos ambientes que frequentam e no mundo inteiro. As crianças entendem bem o valor da paz e sofrem muito quando percebem tensões e conflitos ao seu redor, começando pelos pais ou no ambiente que as rodeia. Esperamos, portanto, que a próxima Jornada Mundial da Criança seja uma bela ocasião para que a Igreja se mostre próxima das crianças e suas famílias, dando-lhes esperança e alegria”.
“Agradeço ao Santo Padre e ao cardeal Kevin Farrell pela atenção e carinho dedicados a esta jornada, tão importante para a Igreja e a sociedade. As crianças e suas famílias viverão dias repletos de escuta e partilha. Junto com o Papa Leão XIV”, disse o padre Enzo Fortunato, “diremos que um futuro melhor é possível. Os dados de organizações internacionais falam claro: no mundo vivem mais de dois bilhões de crianças. Todos os dias cerca de 13 mil crianças com menos de cinco anos perdem a vida por causas evitáveis, e milhões vivem em áreas de conflito, onde a guerra impede de construir um futuro.”
O logotipo
As pegadas no centro do logotipo remetem aos gestos simples e autênticos da infância, sinal da universalidade e da pureza das crianças. As diferentes cores representam a multiplicidade das culturas que, unidas, compõem uma harmonia capaz de acolher e valorizar as diferenças. As pegadas fazem referência aos continentes, enquanto a Cúpula de São Pedro, símbolo da sede permanente da Jornada, aparece como um abraço que acolhe e protege as crianças de todo o mundo, com a cruz que remete à paixão e ressurreição de Cristo.
Primeira edição
A primeira Jornada Mundial da Criança, realizada em 2024, contou com a participação de aproximadamente 100 mil crianças de 101 nações. Com a segunda edição, em 2026, a Igreja renova seu compromisso de ouvir e valorizar a voz das crianças, protagonistas de um mundo que deseja paz, acolhimento e futuro.