JUNHO VERDE É CONCLUÍDO COM PERSPECTIVA DE COMPROMISSO PELA ECOLOGIA INTEGRAL

O fim do mês de junho marca a conclusão da primeira edição da Campanha Junho Verde, iniciativa assumida pela Igreja Católica no Brasil a partir da Lei 14.393/2022. Durante as últimas semanas, comunidades, escolas, universidades e movimentos populares foram motivados a realizar ações práticas e educativas voltadas para o cuidado da casa comum, na perspectiva da ecologia integral.

A motivação ao finalizar a Campanha Junho Verde é que o compromisso assumido no cuidado da casa comum permaneça durante os 365 dias do ano. A educação ambiental apresenta-se como fundamental para reduzir os impactos causados pela degradação do meio ambiente e repensar um modelo de sociedade mais sustentável.

A CNBB e as organizações parceiras nessa realização motivam o compartilhamento das boas práticas para criar um futuro sustentável para as próximas gerações. O registros das atividades ainda pode ser realizado no link disponibilizado: Acesse o formulário aqui.

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB0, dom Jaime Spengler, deu a tônica para o Junho Verde, lembrando que a iniciativa envolve todos aqueles que desejam e que se sentem realmente convocados a participar do processo de cuidado com tudo aquilo que envolve o meio ambiente.

“Tudo está interligado e, assim, todos são convocados a cooperar para deixar o mundo, a realidade um pouco melhor para as futuras gerações, envolvermo-nos com as ações e o Cuidado com a Casa Comum”, complementa.

A campanha Junho Verde é convite, dessa forma, “para se escutar a voz da criação e, ao mesmo tempo, escutar os gritos que merecem atenção, potencializados e, na coletividade, respondidos com ações comuns”. É o grito, segundo dom Jaime, “das florestas, das terras, das aves, dos animais, é também o grito do subsolo que não está sendo respeitado”.

Em âmbito nacional, estiveram empenhados na mobilização o Movimento Laudato Si’, a Rede Eclesial Pan-Amazônica e as Comissões para a Ação Sociotransformadora e para a Ecologia Integral e Mineração da CNBB.

Ecologia integral

O conceito de ecologia integral é usado pelo Papa Francisco na proposta de cuidado com a casa comum apresentada na encíclica Laudato Si’. Francisco considera que tudo está intimamente relacionado e que os problemas atuais “requerem um olhar que tenha em conta todos os aspectos da crise mundial” em relação aos recursos naturais e a vida no planeta. Assim, a perspectiva da ecologia integral propõe a reflexão sobre os diferentes elementos da ecologia que inclua claramente as dimensões humanas e sociais.

Recorde algumas das iniciativas realizadas:

JUNHO VERDE: “MÊS PARTICULAR PARA TOMARMOS CONSCIÊNCIA DA DIGNIDADE, NOBREZA E BELEZA DA CASA COMUM”, AFIRMA DOM JAIME
COMISSÃO PARA ECOLOGIA INTEGRAL E MINERAÇÃO DO LESTE 2 DIVULGA NOTA ALUSIVA À CAMPANHA JUNHO VERDE
“Junho Verde”, inspirada na Laudato Si’, é aprovada como lei municipal em São José dos Campos, em São Paulo
Confira as ações que podem ser realizadas em sintonia com a Campanha Junho Verde, uma iniciativa da CNBB
Dom Ricardo Hoepers incentiva mobilizações da Campanha Junho Verde com força e criatividade
Igreja no Brasil potencializa e convida à mobilização e ao compromisso para a Campanha Junho Verde
Presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, preside celebração eucarística por ocasião da Campanha Junho Verde, em Brasília (DF)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here