“Jesus subiu a montanha para rezar”.

                A liturgia do segundo domingo da quaresma relata a transfiguração do Senhor. (Gênesis 15,5-12.17-18, salmo 26, Filipenses 3,17-4.1 e Lucas 9,28-36). “Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou branca e brilhante”. Rezar fazia parte da rotina de Jesus, especialmente no alvorecer do dia e depois do pôr-do-sol, e por vezes rezava durante toda noite. No dia da transfiguração leva consigo Pedro, Tiago e João que testemunham aquele mistério luminoso da revelação de Jesus. Os sentimentos deles vão da admiração ao medo.

                O evangelista ressalta que Jesus se transfigurou “enquanto rezava”. Revela uma experiência profunda de relação com Deus Pai. Um pouco antes ele tinha anunciado aos apóstolos que seria morto e depois iria ressuscitar. Antecipa para eles a glória que viria, mas passando pela cruz. No diálogo íntimo com o Pai, Jesus não sai da história e nem evita cumprir a missão que veio realizar, porém, une-se a vontade do Pai para cumprir a missão recebida.

                A atitude de Jesus deixa um ensinamento muito importante: a primazia da oração. Ela não é um acessório, uma opção, mas questão de vida e de morte. Jesus rezava e quem quiser ser discípulo dele, necessita rezar. O tempo da quaresma exorta para reservar um tempo justo para a oração pessoal e comunitária. A oração não afasta o orante das realidades do mundo e das responsabilidades, mas leva a assumi-las, confiando no amor fiel e inesgotável do Senhor.

                Vivemos a quaresma com a Campanha da Fraternidade que tem por tema: Fraternidade e Ecologia integral e por lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Podemos abordar o tema da Campanha da Fraternidade de variadas formas, entre elas, em forma de oração de contemplação, de louvor e de súplica.

    No sétimo dia da criação, “Deus concluiu toda obra que fizera … repousou … abençoou o sétimo dia e o santificou” (Gn 2,2-3). A obra da criação fica completa com o repouso, a bênção e a santificação. Estas palavras da Escritura nos convidam a rezar a criação na forma de contemplação. Contemplar é fixar o olhar em Deus, renunciar ao “eu” e purificar o coração de outros interesses. É fazer o que um camponês fazia em Ars, na França, quando entrava na igreja para rezar: “Eu olho para ele e ele olha para mim”. Podemos parafrasear esta afirmação dizendo: “Eu olho para todas as criaturas e elas olham para mim”, “nelas vejo Deus olhando para mim e eu para ele”. É uma forma de oração para curar o desejo de usufruir de forma interesseira e utilitária a criação.

    Rezar em forma de louvor através do hino musicado da Campanha da Fraternidade, eleva o espírito ao Pai. Canta o hino: 1. O Cristo-Deus se fez humano nesta terra, e às criaturas deu valor e atenção. A vida plena, que no mundo já se espera, ganha sentido com a nossa redenção. Refrão: Ao entregar o Paraíso ao ser humano, Deus contemplou sua beleza e seus dons. Louvado seja nosso Pai, o Criador: “Deus viu que tudo, tudo era muito bom!” 2. No universo tudo está interligado; nele vivemos e, com todos, somos um. Nesta quaresma, à conversão, somos chamados: cuidemos todos desta Casa, que é comum.

    A oração da Campanha da Fraternidade suplica: “Ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, vistes que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências. / Por Jesus, teu Filho e nosso Irmão humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes. / Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos, cultivar e guardar a criação no cuidado e no respeito à vida. / Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here