Realizar-se-á entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro, em Jerusalém, o 3º Congresso Internacional dos Comissários da Terra Santa, evento que se realiza a cada seis anos. Participarão cerca de 110 representantes, verdadeiros embaixadores da Custódia da Terra Santa em várias partes do mundo.
O programa, segundo refere a Custódia, está articulado em 21 sessões de trabalho, centralizadas na situação econômica da Custódia e na contribuição dos Comissários, reflexão determinada pela situação de crise e de incerteza econômica global, razão pela qual também a Custódia da Terra Santa está enfrentando dificuldades, as novas estratégias de comunicação da Custódia e os aspectos pastorais e práticos da assistência aos peregrinos.
Está sendo estudada a realização de um guia de trabalho que ajude os Comissários a colocarem em prática as indicações fornecidas pelo Governo da Custódia e a oferecerem um serviço qualificado à Terra Santa e aos peregrinos que a visitam.
O Congresso produzirá também um documento conclusivo dos trabalhos, no qual serão indicados os pontos principais de atuação da Custódia e dos Comissários.
Do Brasil, participarão cinco comissários, entre eles o Frei Jorge Hartmann.