Janeiro Branco, mês da saúde mental

    Janeiro Branco: mês de conscientização pela saúde mental e emocional.

    Janeiro Branco é uma campanha, um movimento social dedicado à construção de uma cultura em prol da Saúde Mental. O objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das autoridades e toda a sociedade para as necessidades relacionadas à Saúde Mental e emocional dos seres humanos.

    Janeiro, o primeiro mês do ano, tem por finalidade, motivar as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, do sentido de sua existência que possuem e a consciência de sua maior riqueza, a saúde física e mental no ano que se inicia e assim continuamente.

    O Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de reflexões, conhecimentos, mudanças e de atividades em prol do bem-estar integral. Organize grupos de trabalho, ações individuais e ajude a humanidade a receber informações sobre Saúde Mental e Emocional em todos os segmentos da sociedade.

    “Não existe saúde sem saúde mental”. Pode parecer óbvio dizer que uma pessoa está saudável quando não está doente. Essa ideia não está totalmente errada, mas o conceito de saúde pode ser ainda mais amplo. Principalmente levando em consideração o que pode provocar o surgimento das doenças.

    Seguindo essa linha mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.

    A percepção do conceito de qualidade de vida também tem muitos pontos em comum com a definição de saúde. Desse modo, percebe-se a necessidade de analisar o corpo, a mente e até mesmo o contexto social no qual o indivíduo está inserido para conceituar melhor o estado de saúde.

    Abordar sobre a saúde mental, nada impacta mais nesse aspecto que o convívio social. O ser humano é sociável por natureza, então estreitar laços e desenvolver um vínculo afetivo é muito importante para manter a mente saudável! Para a saúde mental, articular de forma eficaz, a dimensão integral, ou seja, o relacionamento consigo mesmo, familiar, no trabalho, social, cultural e religioso.

    Falar de forma pedagógica em bem-estar da saúde mental e emocional, é dedicar-se a algum hobby, atividades físicas, educação alimentar, passeios artísticos, meditação, espiritualidade, tudo isso é uma maneira assertiva de cultivar o autocuidado.

    Um conjunto de bons hábitos, quando combinados, contribuem para o menor risco de desenvolvimento de doenças, sejam elas físicas, emocionais ou mentais. Evitar radicalmente: açúcar, margarina, refrigerantes e alimentos oleosos.

    Cuidar da saúde integral

    Cuidar da saúde mental é cuidar do bem-estar integral.

    Com a gente, encontra a sua saúde da mente e continua contente.

    Na terapia, a posse da qualidade de vida sadia e abundância alegria.

    Psicoterapia e farmacologia fluem saúde em plenitude harmonia.

    Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.

    Trabalha Clinicando na Comunidade de Ação Pastoral – CAP

    Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.

    Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.

    Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here