Cidade do Vaticano (RV) – A formação dos membros de Institutos seculares e a identidade da consagração dos próprios Institutos são os dois temas principais no centro da Assembleia geral da Conferência Mundial de Institutos Seculares (Cmis), programada em Roma, no Centro Salesianum, de 21 a 25 de agosto.
Aguardados 140 participantes de 25 países
O evento – informa uma nota dos Salesianos – reunirá responsáveis gerais de Institutos seculares membros da Conferência e presidentes das Conferências nacionais e continentais de Institutos seculares. No total, serão aguardados mais de 140 participantes, representando 25 países de 5 continentes.
Missa de abertura presidida pelo card. Braz de Aviz
Dom João Braz de Aviz, cardeal prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, presidirá a celebração eucarística segunda-feira, 22 de agosto, às 18h, no Centro Salesianum. Além de relatar as atividades da Cmis nos últimos 4 anos, o encontro deve examinar temas importantes para o próximo quadriênio; a laicidade como sede natural da formação, as novidades emergentes de diferentes culturas e continentes; os vários perfis e andamentos dos Institutos; a redescoberta do valor de uma vocação evangélica que não busca visibilidade ou eficiência.
24 de agosto, audiência com Papa Francisco
Também será central a reflexão em vista do 70º aniversário da “Provida Mater Ecclesia”, a Constituição apostólica sobre Institutos seculares, assinada por Pio XII em 1947. A Assembleia elegerá ainda o Conselho executivo, a quem será confiada a tarefa de atuar as orientações. Os congressistas participarão da audiência geral do Papa quarta-feira, 24 de agosto.
Fonte: Rádio Vaticano