Inconsciente e o bem-estar

    Afirmou o renomado psiquiatra austríaco e médico neurologista Dr. Sigmund Freud: “O nosso inconsciente cria fantasias que a nossa mente sã nunca ousaria imaginar”. Pelas estimativas dos especialistas, a consciência ocupa no máximo 5% do cérebro. Todo o resto, 95%, é o reino do inconsciente. “É AQUI QUE MORA O PERIGO!” Quem não se trata dos seus “TRAUMAS NO INCONSCIENTE” com terapia, continuará doente com ou sem medicamentos.

    O neurocientista americano, escritor e professor adjunto da Universidade de Stanford, David Eagleman e Erik Kandel, neurocientista austríaco e Prêmio Nobel de Medicina, defendem o legado de Sigmund Freud para a neurociência. As suas declarações agora são mais válidas do que nunca por várias razões:

    > Sabemos que a maior parte da nossa vida mental, incluindo a vida emocional, é inconsciente na maioria das ocasiões.

    > A forma como tomamos decisões e construímos a nossa realidade muitas vezes responde a atos não conscientes.

    > Os nossos instintos, como a fome, a sede ou mesmo a agressividade, também influenciam o comportamento humano sem que tenhamos controle sobre ele.

    > Outro aspecto que Freud nos fez ver é que a doença mental é parte de um ‘contínuo’. Ou seja, somos todos suscetíveis a sofrer de uma condição psicológica em algum momento. A mente pode ir de um estado normal para um extremo mais alterado (1).

     “Herdamos a maior parte de nossas opiniões. Somos herdeiros de hábitos e costumes mentais. Nossas crenças, assim como o estilo de nossas roupas, dependem do local em que nascemos. Somos moldados e formados pelo ambiente que nos circunda. O ambiente é um escultor – um pintor”, disse o intelectual americano,   advogado, líder político, escritor, ensaísta, conferencista e filósofo Robert G. Ingersoll.

     “O cérebro é abastecido pelos olhos, ouvidos e outros sentidos, e o inconsciente traduz tudo em imagens e palavras”, diz o psicólogo e neurocientista Dr. Ran Hassin, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém e um dos autores do livro The New Unconscious (“O novo inconsciente”). Aliás, é o termo que os cientistas têm utilizado para definir essa nova abordagem – que propõe uma explicação puramente neurológica para o lado oculto da mente. Mas também confirma a principal tese do criador da psicanálise Sigmund Freud: “o inconsciente” (2).

    “Tudo o que ocorre em nossa vida está ligado ao inconsciente, porque ele é, antes de tudo, a matriz de nossas repetições, sejam elas saudáveis ou não”, escreve o Dr. Gabriel Rolón, é psicólogo, psicanalista, escritor, músico e ator argentino. Famoso por sua participação em diversos programas de rádio e televisão. Ele é o autor do best-seller “Histórias do divã”.

    “Vivemos numa cultura que acredita que a maioria de nossos atos é consciente. Entretanto, a maior parte de nossas ações – o que fazemos de melhor – ocorre de maneira inconsciente”, afirma John Grinder, psicólogo, escritor americano e doutor em linguística pela Universidade da Califórnia-EUA. É um dos maiores pensadores do nosso tempo.

    O que se faz em seu ambiente, vê e escuta, o inconsciente reproduz. Toda doutrinação para o inconsciente, requer uma pedagogia da beleza artística, poética, de boa leitura, do frescor da natureza, companhia de sábios, terapia e espiritualidade. Assim o melhor do inconsciente será de frutos para o bem-estar em todos os sentidos da vida e em novos horizontes de belíssimas surpresas!

    Suas amizades, com quem vive e o que você está fazendo são enriquecedores, contribuem para seu crescimento intelectual, felicidade, saúde física, emocional e projetam sua vida para o sucesso? Se a resposta é positiva, seu inconsciente terá grande influência em suas assertivas decisões e equilíbrio comportamental. Alimentando seu inconsciente com positividade e a via do autoconhecimento, o retorno será sempre satisfatório abundantemente em prol de sua qualidade de vida.

    Dr. Inácio José do Vale

    Psicanalista Clínico, PhD.

    Qualificado em Psicologia Clínica e Educacional

    Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea-SBPC. SBPC é reconhecida e cadastrada na Organização das Nações Unidas ONU – (United Nations Department of Economic and Social Affairs).

    Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica

    Notas:

    (1) https://amenteemaravilhosa.com.br/legado-de-sigmund-freud-para-a-neurociencia/

    (2) HASSIN, R. R.; ULEMAN, J. S. e BARGH, J. A. The New Unconscious. Oxford: Oxford University Press, 2005.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here