A Universidade Católica da República Democrática do Congo continua a crescer. Sábado, 14 deste mês, foi inaugurado o segundo campus em Mont-Ngafula, a 15 km da capital, Kinshasa. O acto solene de inauguração foi presidido pelo bispo da Diocese de Tshumbe e Presidente da Conferência Episcopal do país, D. Nicolas Djomo Lola. Com ele concelebraram dez bispos, uns 50 sacerdotes. Numerosos os professores e alunos que tomaram parte na cerimónia. Presente também o Núncio Apostólico no país que benzeu as cruzes para as salas de aula e para a estrutura no seu conjunto. Os cursos no novo campus começam a 27 deste mês.
Na sua homilia, D. Nicolas Djomo sublinhou que a Universidade Católico do Congo representa uma “encruzilhada do Evangelho e da evangelização” em África onde os estudantes aprendem a cultivar os valores do serviço à sociedade.
Convidado para a cerimónia, o Ministro para a Educação Superior e Universitária na RDC exprimiu muito apreço em relação a essa Instituição de ensino.
Por seu lado, o Reitor da Universidade, P. Jean Bosco Matand, solicitou o Governo congolês a apoiar financeiramente o ateneu, que até hoje tem podido contar apenas com as ofertas de privados e doações estrangeiras.
Fundada em 2009 graças à fusão de diversas faculdades universitárias católicas de Kinshasa, a Universidade Católica do Congo engloba faculdades de Teologia, Direito Canónico, Filosofia, Economia e Desenvolvimento, Comunicação Social, Direito e Ciências Políticas com um total de mais de dois mil estudantes. O ateneu dispõe também de um Centro de Estudos da Religião Africana e um Centro de Arquivos Eclesiásticos.
Fonte: Rádio Vaticano