Importância do Advento

    Começamos um novo Ano Litúrgico, chamado de Ano Litúrgico C, em que leremos principalmente o Evangelho de São Lucas. Por isso, iniciamos o tempo do Advento. O tempo do Advento é um período de grande espera, vigilância e oração. É um tempo em que devemos preparar o nosso coração para vinda de Jesus. A manjedoura na qual Jesus quer nascer agora é a do nosso coração, devemos deixá-lo preparado e limpo para que o Senhor nasça.

    Uma das maneiras pela qual podemos preparar o nosso coração para a vinda do Senhor é através da confissão, da vigilância e da oração. Assim como João Batista, o “precursor” que veio preparar o caminho para a vinda de Jesus, somos convidados a nos preparar para esse dia por meio da Palavra de Deus.

    O tempo do Advento abre um novo Ano Litúrgico na Igreja, no qual somos convidados a celebrar o Natal de maneira diferente, ou seja, renovados a luz da fé e da Palavra de Deus. A palavra Advento quer dizer espera, uma espera orante, cheia de fé e esperança, no Senhor que virá. Deus prometeu salvar o seu povo e nunca o abandonar, assim Ele faz com a revelação de Seu filho.

    Durante as quatro semanas do Advento, nos preparamos através da oração e da meditação da Palavra de Deus para o Natal do Senhor. Uma das maneiras de nos prepararmos é acendendo as velas do Advento. São quatro velas no total que acendemos a cada domingo do Advento. O significado de acender essas velas é que a luz vai iluminando as trevas, ou seja, Jesus é a luz que vem iluminar as nossas vidas, Ele é a luz que vence o mal e o pecado.

    A coroa do advento tem uma forma circular, que representa também o ciclo da nossa vida, conforme vai acendendo as velas da coroa, significa que a luz que é Jesus se aproxima. E pouco a pouco a luz vai iluminando as trevas. Quando a coroa do Advento está completa, totalmente acesa, significa que luz está mais perto de nós e que o Natal se aproxima.

    As velas da coroa do Advento podem ter quatro cores: roxa, verde, rosa e branca, ou também podem ser três amarelas e uma branca ou todas amarelas. A cor roxa é a cor do próprio tempo do Advento, uma cor que nos remete à vigilância e à oração. A verde é a esperança na vinda do Messias, a rosa significa alegria, o Senhor está perto de nós, e a branca significa a paz que o Messias vem nos dar. É costume também uma vela rósea para o domingo gaudete.

    Outra maneira de nos prepararmos para o Natal é através da Novena de Natal, que podemos realizar nove dias antes da véspera de Natal, ou devido ao calendário pastoral, podemos realizá-la durante todo o período do Advento. Podemos reunir a família, amigos, vizinhos e à noite, em um grupo de quatro ou cinco pessoas, fazer a Novena de Natal. São nove dias ou nove encontros que podemos seguir os passos da Sagrada Família de Nazaré e nos preparar para o nascimento de Jesus.

    Dessa forma, o nosso Natal terá mais sentido. Também é bom montarmos o presépio em casa, enfeitar a árvore de Natal, com luzes, enfeites etc. Mas, o mais importante de tudo, é preparar o Natal com o coração cheio de fé e ansiosos esperar o nascimento de Jesus. Ele deve ser o principal dono da festa.

    Na própria liturgia da Igreja, nas duas primeiras semanas do Advento ou até o dia 17 de dezembro, as leituras nos introduzem no tempo do Advento e anunciam o que irá acontecer na noite de Natal. Já do dia 17 ao 24 de dezembro, entramos no período da Novena de Natal que nos introduzem ainda mais no mistério do Natal. Lembramos que a nossa Arquidiocese já lançou a sua novena de Natal que tem como tema: “Um Deus que se faz comunhão!” Iremos viver o ANO DA COMUNHÃO em nossa Arquidiocese. O Lema Bíblico que nos acompanhará será: “Eram perseverantes na comunhão fraterna!” (At 2,42). Oxalá que toda a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro se empenhe em atividades de comunhão com o Senhor, consigo e com todas as pessoas e instâncias de nossa Igreja, comunidade paroquial e sociedade.

    O principal enfeite que deveríamos ter em nossa casa, para nos preparar para o Natal, é o presépio. Mesmo que não tenhamos árvore de Natal ou luzinhas, todo lar cristão deve ter em sua casa o presépio. Esse presépio deve ser montado sem o menino Jesus na manjedoura, pois não nasceu ainda. E na noite de Natal, a criança mais jovem da casa, coloca na manjedoura o menino Jesus que acabara de nascer.

    Dessa forma, daremos um significado cristão a essa festa e a essa Noite Santa. Esse ano ainda temos a pandemia da Covid-19, em menor escala e com muitas pessoas vacinadas, mas ainda está aí. Algumas famílias poderão se reunir nesse ano, diferente do que aconteceu no último ano, mas é claro que com todos os devidos cuidados. Que por intercessão da Sagrada Família de Nazaré e do Menino Jesus, possamos ter um 2022 melhor.

    Que possamos transmitir aos filhos, netos, sobrinhos, o verdadeiro sentido do Natal, que não é aguardar o Papai Noel trazer presentes, mas o grande significado do Natal é o nascimento de Jesus, Ele é o maior presente que podemos ganhar na noite de Natal. Transmitamos isso às novas gerações. Natal feliz é Natal com Cristo.

    Ainda no tempo do Advento somos convidados a fazer a nossa confissão sacramental. São dois momentos principais em que a Igreja recomenda que os católicos façam a confissão: na Quaresma e no Advento. Então, se possível, vá até a sua paróquia e realize a confissão sacramental, para que possa celebrar o Natal de maneira pura e limpo de todo o pecado.

    Que tenhamos um santo período de Advento, preparando o nosso coração e a nossa vida para o nascimento de Jesus. Celebremos com alegria o mistério do amor de Deus, manifestado através do nascimento de Jesus. Que Deus nos abençoe e o Espírito Santo nos ilumine. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here